Saiba como deixar sua casa mais fresca no verão sem precisar de reformas

04/01/2022min de leitura

Você mal piscou e o verão já chegou com tudo, trazendo com ele temperaturas cada vez mais altas. Com isso, é essencial buscarmos diferentes formas de amenizar o calor, afinal, não há conta de luz que aguente o ar condicionado ligado o dia todo. Além disso, não existe nada melhor do que chegar em casa nesses dias de temperaturas altas e poder descansar em um ambiente fresco e arejado.


Os dias atuais pedem por medidas cada vez mais econômicas em todas as partes da nossa vida, por isso, truques caseiros para se refrescar e refrescar o ambiente podem ser a melhor opção para sobreviver a um dos verões mais tropicais dos últimos tempos. E se você está pensando em como aguentar todo esse calor de forma econômica e sem precisar de reformas para instalação de ar condicionado, por exemplo, não precisa se preocupar, pois existem outras alternativas para amenizar a sensação de desconforto.


Para te ajudar com essa tarefa, a Nova Época Imóveis elaborou esse post com algumas dicas de como você pode tornar sua casa mais fresca e arejada sem precisar de reformas, economizando energia e ajudando, ainda, o meio ambiente, com o uso de climatizadores e através da decoração. 


“Adote” plantas 


Não é novidade para ninguém, principalmente para quem acompanha o blog, que as plantas são um ótimo ornamento para deixar o ambiente mais fresco e arejado. Isso porque elas ajudam a manter a umidade do ambiente e, como consequência, cria uma sensação mais agradável dentro de casa, sem tanta oscilação de temperatura durante o dia. Assim, você também tem a oportunidade de trazer um pouco de natureza para dentro de casa.


Além disso, outra vantagem de ter plantas dentro de casa é que elas criam sombras, combatendo, assim, a incidência dos raios solares. Porém, cuidado: não é recomendado que você coloque plantas muito grandes em ambientes menores, pois, assim como as plantas arejam, elas também podem gerar a sensação de abafamento se usadas de forma errada.


Procure manter cortinas e persianas fechadas


O ideal para uma casa sempre arejada é que as cortinas sejam leves e vazadas para que o ar circule com mais facilidade no ambiente. Nas horas mais quentes do dia, o ideal é que você mantenha as cortinas e persianas fechadas, evitando, assim, a incidência direta dos raios solares e, consequentemente, diminuindo a temperatura interna, evitando que a casa pareça uma estufa. 


Para os cômodos com mais incidência de luz solar, é recomendado a instalação de cortinas blackout com a parte branca virada para fora, assim, a luz não é absorvida na forma de calor, o que evita que o quarto fique ainda mais quente. Outra solução é colocar uma película reflexiva no vidro, como as normalmente usadas nos carros, assim, o sol bate e volta. Nesses cômodos de insolação direta, outra boa dica para refrescar o ambiente é deixar o vento que vem de fora mais fresco com a ajuda de lençóis claros e úmidos na janela, assim, o ar quente que passa pelos lençóis fica um pouco refrigerado.


Invista em tecidos naturais
 

Sabemos que o verão combina com tecidos mais leves e fluidos e os tecidos naturais são a pedida ideal para essa época. E isso vale tanto para roupagem quanto para tecidos usados em casa. Linho e algodão, por exemplo, garantem um toque macio e mais refrescante. Por isso, invista em roupas de cama com estes tecidos, principalmente se você quer noites de sono mais agradáveis. 


Já na sala de estar, caso você tenha mantas sobre o sofá, o verão é a hora de guardá-las. Uma dica para quem mora em regiões onde costuma fazer muito calor é fugir de revestimentos sintéticos, como o veludo e a camurça, principalmente para sofás e almofadas. Caso seu sofá seja de algum desses materiais, uma dica é colocar uma capa por cima. 


Dê preferência às lâmpadas de LED


Se você ainda tem lâmpadas incandescentes em casa, o verão é a época certa para trocá-las. Isso porque, além delas esquentarem demais, devido ao grande calor que elas geram para produzir luz, elas gastam mais energia. O ideal é substituí-las por lâmpadas fluorescentes que esquentam menos ou pelas de LED que são frias e, ainda por cima, recicláveis. 


As lâmpadas fluorescentes e de LED são um investimento um pouco mais caro que você fará, porém, além de não produzirem calor e consumir menos energia, elas ainda duram mais tempo do que as incandescentes, o que as torna mais econômicas ainda para o seu bolso.


Mantenha o ar umedecido
 

Além das plantas, existem outras medidas simples que podem te ajudar a deixar o ar da sua casa sempre úmido, principalmente no verão. Basta colocar recipientes cheios de água fresca pelos ambientes da casa. Eles podem ficar tanto embaixo do sofá quanto da cama para evitar o risco de tropeços e acidentes. A água vai evaporar e deixar o ar mais úmido, tornando a respiração mais confortável. 


Outra ótima dica é espalhar toalhas úmidas pela casa. Além disso, é possível trazer ainda mais frescor para dentro de casa se você colocar uma garrafa de água gelada na frente de um ventilador ligado. Isso ajuda na circulação de ar frio no ambiente. 


Invista em cores claras para sua casa


Além do fator estético, por impactarem no visual do ambiente, as cores têm outras funções, como transmitir sensações únicas e involuntárias. Para trazer a ideia de um ambiente mais refrescante e arejado, o ideal é que você invista em cores claras, como o branco, que mais refletem do que absorvem a luz, evitando, assim, esquentar demais os lugares. 


Viu como é prático refrescar o ambiente da sua casa sem gastar muito? Quer mais dicas sobre decoração, entretenimento e sobre o mercado imobiliário?  Não deixe de conferir nosso blog!

 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":