Saiba como é e quais as vantagens de morar em casas de vilas

15/12/2023min de leitura

Procurando por um imóvel novo, mas ainda não sabe exatamente qual escolher? Hoje trouxemos as vantagens de escolher morar em uma casa de vila, assim, você pode avaliar se é a melhor opção para a sua situação e estilo de vida. Esse tipo de imóvel é considerado histórico por vir de outra era na linha do tempo da urbanização e pode ser considerado mais confortável do que outros tipos de imóveis.


Seja com espaços amplos, privacidade, opções de personalização do ambiente e sensação de comunidade, as casas de vila oferecem um estilo de vida mais tranquilo e independente. Nossa casa é nosso refúgio pessoal, por isso, precisamos escolher um ambiente confortável e seguro. Morar em casa de vila é como viver em um pedacinho do interior no meio da agitação da cidade, o que muitos estão procurando atualmente. 


Surgidas por volta dos anos 1920, em um período de industrialização das cidades, quando a demanda por habitação popular estava em alta. A princípio, era uma habitação construída para abrigar operários, mas alguns anos depois, comerciantes e profissionais liberais se tornaram um novo público para esses empreendimentos. Nessa época, a legislação permitia a construção de vilas para aproveitar melhor os espaços.


Quer saber mais sobre as casas de vilas, o que define esses tipos de imóveis e quais as vantagens de escolher morar em um? Então continue com a gente, pois a Nova Época Imóveis trouxe esse post para falar um pouco mais sobre o assunto e esclarecer as principais informações sobre esse tipo de imóvel. E não esqueça de nos acompanhar aqui no blog e nas nossas redes sociais para mais conteúdos informativos sobre o mercado imobiliário!


O que define uma casa de vila?


Seu nome já é bem autoexplicativo, mas para tirar quaisquer dúvidas sobre o assunto, as casas de vila são imóveis residenciais que ficam localizados em vilas, ou seja, estão agrupados em um terreno que geralmente fica cercado por um muro ou uma cerca. Cada casa tem sua entrada independente, porém, o espaço externo da vila é compartilhado pelos moradores do local.


Embora não mais tão comuns atualmente quanto em épocas passadas, ainda é possível encontrar esses tipos de vila em áreas urbanas, muitas vezes em bairros mais antigos e tradicionais.


Quais características desse tipo de imóvel?


Assim como qualquer tipo de imóvel, essas propriedades também possuem suas características específicas. Agora vamos falar um pouco delas:

 

  • Eles têm uma aparência mais tradicional e podem incluir elementos como varandas, fachadas decoradas e pequenos jardins;
  • Costumam ser mais compactas se comparadas com casas isoladas;
  • Elas são geralmente casas térreas ou sobrados, ou seja, podem ser constituídas por um ou dois andares;
  • Seu estilo arquitetônico pode variar, porém, é comum que casas de vila sejam parecidas umas com as outras.


No entanto, é importante destacarmos que as particularidades apontadas acima não são regras e podem variar de acordo com diversos aspectos. 


Quais as vantagens de morar em casas de vila?


Mesmo que não sejam padrão em casas de vila, as características acima ajudam a oferecer determinadas vantagens que outros tipos de imóveis não conseguem oferecer, por exemplo, morar em vilas possibilita que seus moradores tenham uma sensação mais forte de comunidade com a vizinhança, afinal, partilham os mesmos ambientes. Para os casais com crianças, esse detalhe permite uma conivência e interação melhor entre elas.


Outro benefício de escolher viver em uma vila é a segurança e a tranquilidade que ela oferece. Isso porque, além de estarem localizadas em regiões mais calmas das grandes cidades, na maioria das vezes, as vilas de casas ainda contam com uma infraestrutura no seu entorno, o que significa fácil acesso a serviços, comércio, transporte público e outras comodidades. Tudo isso ajuda a melhorar a qualidade de vida dos moradores.


Não precisar lidar com as despesas extras fixas na vida de quem mora em apartamento, como condomínio, por exemplo, é outra vantagem que tem atraído pessoas a morarem em casas de vila nas grandes cidades. 


Como é morar em uma vila?


Quem escolhe viver em uma vila pode esperar um dia a dia mais tranquilo, mesmo morando em grandes cidades, com mais sensação de união e segurança. Nesses casos, é possível desfrutar de todos os benefícios de ter um quintal, além de uma boa vizinhança e mais liberdade, quando comparado com a vida em um apartamento.


Porém, mesmo com todas essas vantagens, assim como todo tipo de imóvel, morar em casa de vila também tem suas desvantagens. A primeira delas é sobre a privacidade, que é consideravelmente reduzida. Isso porque, mesmo que cada morador tenha seu próprio quintal ou varanda, as casas ficam muito próximas umas das outras e a divisão entre elas costuma ser muito discreta. Outra desvantagem é que algumas decisões, como custos, por exemplo, são compartilhadas, como no caso de modificações e manutenções. 


Quais as diferenças entre casa de vila e apartamento?


Conforme comentamos no começo desse post, uma casa de vila é uma residência individual dentro de um espaço onde há um conjunto de casas que costuma ter entradas privativas e espaços ao ar livre. Esse tipo de imóvel costuma ser preferência para quem quer viver com mais independência, segurança, além da sensação de compartilhar uma comunidade próxima. 


Já os apartamentos são unidades habitacionais que ficam em prédios multifamiliares com entradas compartilhadas e áreas comuns, conhecidas por serem mais compactas e oferecerem outras facilidades compartilhadas. Mesmo não sendo considerado um padrão, as casas de vila tendem a ser mais espaçosas e permitem uma maior personalização do espaço, ao passo que os apartamentos são moradias mais para quem busca praticidade e serviços. 


Conhecer os diferenciais de morar em uma casa de vila, suas vantagens e desvantagens é importante para que você reflita sobre o seu estilo de vida e o compare com as características desse tipo de imóvel. Assim, é possível que você tome a decisão que mais valerá à pena para você e sua família.


Escolher entre morar em uma casa de vila ou um apartamento dependerá de suas preferências e necessidades individuais, por isso, não deixe de pesquisar e conhecer todas as suas opções para fazer a escolha certa. Se você está procurando por um imóvel no Rio de Janeiro, seja ele um apartamento, uma casa ou uma casa de vila, não deixe de conhecer nossos imóveis em nosso site. Acesse: www.novaepoca.com.br e confira!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":