Saiba como escolher o melhor tipo de imóvel para idosos

27/07/2023min de leitura

Sem dúvidas é muito importante ter todo cuidado e atenção possíveis na hora de escolher um imóvel para os idosos morarem, considerando que essas pessoas precisam de uma boa qualidade de vida e de ainda mais praticidade. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, ou Ipea, existe um crescente envelhecimento da população, que aponta que 25,5% dos brasileiros vão ter mais de 60 anos até 2060. Logo, para acompanhar essa tendência, muitos segmentos do mercado têm precisado se adaptar e o mercado imobiliário é um deles.


Com o aumento da expectativa de vida, a busca por imóveis adaptados para idosos também está em crescente aumento, mas, afinal, como escolher o melhor tipo de imóvel para idosos? Com todas essas mudanças, o setor imobiliário vem apresentando soluções em moradia para uma terceira idade mais ativa e segura, assim, muitos empreendimentos atuais já seguem o conceito de promover o bem-estar ao público com mais de 60 anos. 


No entanto, ainda é preciso ter atenção na busca pelo imóvel certo para pessoas idosas, sempre procurando diminuir os riscos de acidentes e favorecer a qualidade de vida. Pensando nisso, a Nova Época Imóveis preparou esse post com algumas dicas importantes que vão te ajudar na hora da escolha do imóvel ideal para quem já passou dos 60 anos. 


Afinal, por que é importante escolher um imóvel bom para idosos?
 

Antes de qualquer coisa, é importante ressaltarmos que a escolha do imóvel certo pode fazer toda a diferença na qualidade de vida não só do idoso, mas de qualquer pessoa. Isso porque um ambiente inadequado pode representar riscos de possíveis acidentes, dificuldades de locomoção e até mesmo futuros problemas de saúde. 


Além disso, a adaptação a um novo lar pode ser ainda mais difícil para pessoas na terceira idade, por isso, é necessário escolher um local que ofereça muito conforto e segurança para os futuros moradores. 


Dicas para escolher o melhor tipo de imóvel para idosos


Tenha como prioridade a acessibilidade


Nossa primeira dica é de extrema importância, pois é necessário considerar a acessibilidade do imóvel como prioridade. Isso porque é importante que o idoso consiga se locomover com muita facilidade, sem maiores obstáculos ou barreiras arquitetônicas. Logo, uma boa dica pode ser verificar se o imóvel possui rampas de acesso, corrimãos, portas largas o suficiente para permitir a passagem de uma cadeira de rodas, caso necessário, e elevadores.


Prefira uma localização tranquila


A escolha da localização do imóvel é outro fator que deve ter total atenção e cuidado para garantir a qualidade de vida do novo morador. Por isso, procure optar por bairros mais tranquilos e seguros, aqueles que contam com boa iluminação pública e com a presença de comércio e serviços próximos. Isso pode ajudar e muito a garantir ao idoso maior segurança, além da sensação de que ele está integrado à comunidade.


Não deixe de se informar sobre a infraestrutura ao redor do imóvel e como ela pode beneficiar a rotina do idoso, isso será fundamental para a qualidade de vida dos moradores. Procure imóveis com padarias e supermercados por perto, ruas arborizadas, calçamentos bem cuidados e travessias de pedestres devidamente sinalizadas. 


Verifique a infraestrutura do imóvel


Antes de tomar qualquer decisão, é imprescindível que você verifique a infraestrutura do prédio ou da casa. Confira se existe manutenção regular nos elevadores, nos sistemas elétricos e hidráulicos, e se as áreas comuns são bem cuidadas e regularmente limpas. Isso ajudará a evitar problemas futuros e garantir ainda mais segurança e conforto para o idoso. 


Além disso, caso você escolha um apartamento mobiliado ou semi-mobiliado, procure verificar quais móveis e utensílios em geral a casa já possui para não comprar nada repetido.


Escolha o imóvel do tamanho certo


Imóveis com ampla metragem vão exigir maior esforço na hora de limpar e realizar a manutenção do que os menores, por isso, é comum que casas e apartamentos maiores exijam a contratação de mão de obra especializada para garantir o espaço sempre limpo e bem preservado. Por isso, se a ideia é garantir a praticidade e autonomia dos idosos, as dimensões do imóvel precisam ser compatíveis com o quanto eles querem e podem cuidar do lar.


É importante, ainda, ter em mente que, mesmo tendo uma ótima saúde, é provável que eles desejam ter tempo livre para aproveitar a vida. Com isso, o mais adequado para idosos são imóveis que ofereçam conforto, porém sem espaço além da conta.

 
Opte por edifícios que favorecem lazer e convivência


Imóveis localizados em condomínios que oferecem lazer e convivência são ótimas opções para idosos. As interações são importantes em todas as fases da existência, mas se tornam ainda mais na terceira idade, afinal, o prazer em viver está associado ao compartilhar, enquanto o processo de envelhecimento pode acabar levando ao afastamento social. Por isso, investir em um imóvel que propicie convivência equivale a fornecer estímulo para o idoso se manter ativo.


Nesse contexto, condomínios de prédios ou casas agregam mais espaços de convívios, entretenimento e exercícios, saindo em disparada na hora da escolha. Além disso, em muitos desses residenciais também é possível encontrar áreas excelentes, como praças, pistas de caminhada, piscina e academia, ótimos para manter os idosos na ativa. 


Dê preferência para os imóveis térreos


Escadas e até mesmo elevadores podem ser barreiras bem difíceis para idosos se transporem. As escadas, principalmente, são altamente contraindicadas pelo constante perigo de provocarem tropeços e quedas. Esses tipos de acidentes, quando ocorrem com idosos, podem ser potencialmente danosos à qualidade de vida. Isso porque depois dos 60 anos, a recuperação de um tombo acaba sendo mais lenta e, às vezes, nem mesmo é total.


No caso dos elevadores, o maior risco é de esses equipamentos não pararem 100% nivelados com o piso do andar. Quando ocorre esse desnível, que muitas vezes não é percebido pelo idoso, é como se um degrau aparecesse no caminho. Além disso, eventuais panes no equipamento por falta de energia ou falhas técnicas podem ser uma dificuldade para quem tem idade avançada. Por isso, imóveis no piso térreo devem ser prioridade na sua lista. 


Procure imóveis próximos a postos e serviços de saúde


Certamente que imóveis mais próximos de postos e lugares com serviços de saúde devem estar no topo da sua lista quando estamos falando da procura por um lugar residencial para idosos. Esse é um fator importante a ser considerado na hora da escolha porque imprevistos acontecem e quem já é de idade avançada deve ter sempre serviços de saúde próximos em caso de emergências ou acidentes.


Por isso, procure verificar se existem hospitais, farmácias, clínicas e postos de saúde próximos aos imóveis que interessam ao idoso, assim, você pode garantir que ele possa receber atendimento médico com rapidez e de qualidade em caso de necessidade, o que aumentará a sensação de segurança e de conforto. 


Considere a opinião do idoso


É imprescindível considerar a opinião de quem vai morar no imóvel na hora da sua escolha, independentemente da idade. Por isso, procure levar em conta as preferências pessoais de cada um, os hobbies e as atividades que o idoso gosta de fazer e já adere em sua rotina, assim, você pode escolher um lugar que possa proporcionar uma vida confortável e agradável, além de tornar a adaptação do idoso mais tranquila e fácil. 


A Nova Época Imóveis espera que esse post torne mais fácil a busca e a escolha por um imóvel para idosos. Lembre-se que é importante sempre prezar pelo conforto, qualidade de vida e bem-estar quando falamos do nosso lar, especialmente para pessoas na melhor idade! Se você está procurando por um imóvel no Rio de Janeiro, não deixe de conferir nosso site com mais de 18 mil opções e fale com um dos nossos profissionais, podemos te ajudar a realizar esse sonho!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":