Saiba como funciona o seguro contra incêndio residencial
Imprevistos e acidentes acontecem, todos estamos sujeitos a eles. No entanto, algumas medidas podem ajudar a aliviar os problemas futuros. Ter uma garantia de que você conseguirá arcar com os prejuízos de um possível infortúnio, como o seguro contra incêndio residencial, também é um fator que ajuda a trazer a sensação de conforto e segurança. E você sabia que, ao contratar o seguro residencial, é obrigatória a disponibilização do seguro incêndio?
Superaquecimento de elétricos, curtos circuitos, um vazamento de gás ou até mesmo um pano de prato sobre o fogão são algumas avarias que podem acontecer e é importante estarmos prontos para o que for, assim, nosso prejuízo futuro diminui. Nesse momento, poder contar com um seguro contra incêndio vai garantir a proteção da sua residência e dos seus bens. Esse seguro está começando a se popularizar, mas muitos ainda o desconhecem.
Com o seguro residencial de incêndio, você pode contar com mais segurança, além de ter reembolso de bens perdidos. Esse seguro é uma das partes mais importantes e nos sentir seguros em casa é tudo o que todos queremos. Apesar de obrigatório no caso de imóveis alugados, a realidade no Brasil não poderia ser mais distante disso, já que a maioria dos contratos de aluguel prevê que o próprio inquilino arque com as despesas.
Se você ficou curioso e gostaria de entender um pouco mais do assunto, chegou ao lugar certo! Aqui a Nova Época Imóveis vai falar um pouco mais sobre o seguro residencial de incêndio e explicar como ele funciona. Em caso de dúvidas ao final deste texto, entre em contato com um dos nossos corretores, eles estão aqui à disposição para ajudar sempre.
Para que serve o seguro residencial de incêndio?
Muitas pessoas ainda acreditam que suas residências estão imunes contra incêndios acidentais e essa é até uma maneira muito otimista de pensar, porém, para não sofremos muitos prejuízos naqueles 30% de chance que um acidente tem de acontecer, é importante sermos realistas e nos garantir. O seguro residencial de incêndio serve para proteger o imóvel e os bens que estiverem no interior dele.
Quando a residência ou comércio é prejudicado pelo fogo, o seguro cobre os reparos e você não precisa refazer o espaço inteiro do zero sozinho. Além disso, ainda oferece algumas vantagens como limpeza, hospedagem e reparos na parte elétrica, de telefonia e hidráulica.
Como funciona esse seguro?
Ao adquirir o seguro residencial, automaticamente o seguro básico contra incêndios também está incluso. No entanto, existem algumas diferenças se você mora em um condomínio, se é proprietário ou inquilino do espaço. Com a duração de 12 meses, o seguro residencial contra incêndios pode ser renovado de acordo com a vontade de quem contrata esse serviço.
Quando se trata de condomínio, a adesão de um seguro condominial é obrigatória. Nele vai estar incluso o seguro incêndio, porém, é importante lembrar que só abrange as áreas comuns do prédio. Caso algum incêndio total no condomínio, que não tenha partido de um apartamento, aconteça, o seguro se estende para os imóveis particulares.
Já para o apartamento, o seguro residencial também será necessário. Vale lembrar que, se você mora de aluguel, a obrigatoriedade de pagar esse seguro é do proprietário. No entanto, ele pode solicitar que você pague. Esse valor será somado ao valor do aluguel – esse é um tema que a lei do inquilinato aborda, caso você queira saber mais, vale a pena a leitura.
No caso dos locatários, como já mencionamos no início, a obrigação pelo pagamento desse seguro é do proprietário do imóvel, mas ele pode repassar esses custos para o inquilino, incluindo a taxa do seguro no valor total do aluguel.
É possível, ainda, personalizar seu plano e potencializar as coberturas dentro da apólice que você escolher. Quando contratado o plano mais básico, a seguradora vai atuar somente na reconstrução da parte estrutural da residência.
Quais os bens cobertos por esse seguro?
Como dito acima, a cobertura do seguro contra incêndio vai depender do que consta na sua apólice, ou seja, do plano que você preferir e das regras da seguradora que você escolher o serviço. Esse seguro costuma cobrir o que estiver no interior do móvel, porém, é aconselhável que você verifique o que consta no documento de contrato. No entanto, mesmo em um plano de seguro básico a proteção contra incêndio é obrigatória.
O seguro contra incêndio residencial é bem amplo e, conforme mencionamos acima, o fogo não necessariamente precisa ter começado na sua propriedade. Caso, em um incêndio no condomínio, sua residência for atingida, ela também poderá ser beneficiada pelo seguro.
O seguro contra incêndio residencial pode ser acionado em diversas situações:
- Danos causados por fumaça;
- Implosão acidental;
- Incêndio, explosão e fumaça;
- Danos físicos e materiais causados à estrutura do imóvel.
Como contratar o seguro contra incêndio residencial?
Contratar um plano de seguro é simples, basta fazer a cotação do seguro pelo site das operadoras. Você pode contatar algum corretor, para que ele te auxilie nesse processo, ou até mesmo realizar a contratação de forma quase imediata. Porém, tenha atenção! Conforme mencionamos lá em cima, a cobertura contra incêndio é um item obrigatório dos seguros residenciais, porém, existem diferenças importantes dependendo de onde você mora e se o imóvel for seu ou alugado, fique atento a isso na hora da contratação.
Quanto custa um seguro contra incêndio residencial?
Diferente de outros tipos de seguro, como o de automóveis, o valor de um seguro residencial é muito menor do que as pessoas imaginam e abrange muitos problemas que podem acontecer. No entanto, não existe um preço fixo, já que cada caso é calculado individualmente. É recomendado fazer uma cotação, para ter uma ideia de quanto sairá, antes de realizar a contratação de um seguro.
Claro que não esperamos que o pior aconteça com nossos lares, mas se prevenir pode te salvar de grandes dores de cabeça! A Nova Época Imóveis espera que todas as suas dúvidas sobre o seguro contra incêndio residencial tenham sido sanadas, porém, caso alguma tenha ficado, entre em contato com um dos nossos corretores! Estamos sempre à disposição para te ajudar com o que for preciso.
Escrito por Mariana Carvalho