Saiba como resolver conflitos entre inquilino e proprietário da melhor maneira

01/02/2023min de leitura

Assim como em qualquer outro segmento do mercado, no setor imobiliário também podem existir problemas com clientes. Um dos problemas mais comuns nesse setor é o conflito entre proprietário e inquilino. Quando falamos de conflito, estamos nos referindo a desavenças que podem tanto ser resolvidas pacificamente, como podem acabar na justiça. Esses conflitos podem gerar uma série de dores de cabeça e transtornos para todos os envolvidos.


Por conta disso, a administradora imobiliária precisa contar com conhecimentos específicos sobre os direitos e deveres de cada uma das partes envolvidas para, então, buscar resolver os interesses dos seus clientes locadores e locatários. Esta é uma missão intermediadora de situações de divergência, para promover a paz e o bom convívio entre os envolvidos. Mas você sabia que existem algumas boas medidas que ajudam a contribuir para amenizar ou até mesmo evitar tais problemas?


Aqui a Nova Época Imóveis vai falar sobre os conflitos mais comuns e como a imobiliária deve agir para apaziguar essas situações incômodas, tanto para o inquilino quanto para o proprietário, sem grandes transtornos, além de mostrar como elas podem ser evitadas. Para mais informações ou em caso de dúvidas, não deixe de entrar em contato com um dos nossos corretores pelo nosso site ou pelas redes sociais! Estamos sempre à disposição para te ajudar com o que for necessário!


Conflitos mais comuns entre proprietários e inquilinos


Apesar dos benefícios que a locação de imóveis traz para ambos os lados envolvidos, também é uma situação favorável para que ocorram desentendimentos entre locatário e locador. Aqui vamos falar sobre os mais comuns de acontecerem e como resolvê-los da melhor forma possível.


Atraso do aluguel


Uma das principais, se não a principal, causa de conflitos entre inquilinos e proprietários é o atraso no pagamento do aluguel. Questões relacionadas com a parte financeira, como o pagamento do condomínio e do IPTU, são sempre motivos de muitas brigas e desavenças. Nesses casos, a melhor maneira de contornar essas situações é com um diálogo limpo e sincero entre os envolvidos.


Saber negociar as condições pode ajudar a trazer soluções para os problemas, além de evitar outros maiores. Por isso, não se esqueça que o diálogo, nessas situações, é muito importante, pois é sempre a melhor forma de se resolver.


Queixas frequentes dos vizinhos


Sabemos que morar em um condomínio exige alguns cuidados de convivência, afinal, alguns ambientes são compartilhados entre os moradores e existem regras e leis a serem seguidas. As maiores desavenças entre vizinhos costumam ser causadas por som muito alto em horários inapropriados, festas barulhentas, entrada e saída de muitas pessoas desconhecidas, entre outras questões nesse quesito.


Quando os vizinhos não veem resultado da parte do inquilino após uma reclamação, é muito comum procurarem o proprietário para resolverem a questão. Isso pode acabar gerando atrito entre os dois e iniciar uma situação constrangedora e difícil. Para evitar isso, é importante que o locatário esteja ciente das regras de convivência do condomínio, o que vai ajudar a garantir um bom relacionamento com vizinhos e o proprietário do imóvel.


Entrega do imóvel


Existem algumas normas rígidas na entrega do imóvel ao proprietário, como o seu estado de conservação, por exemplo, que deve corresponder ao apresentado no momento em que foi alugado. Nesse contexto, a pintura é um dos itens mais exigidos, se tornando praticamente obrigatório que o inquilino entregue o imóvel ao menos limpo e devidamente pintado. 


Porém, este não é o único item exigido. Existem outros e o inquilino deve estar atento a quais são eles. Para evitar esse conflito, uma sugestão é que, durante a negociação, o inquilino se informe sobre quais são as exigências estabelecidas para a entrega do imóvel. Essas informações devem constar no contrato de aluguel e ser devidamente registradas no termo de vistoria para que todos os envolvidos estejam cientes. 


Negligência com o imóvel e reparos sem avisar o locador


A negligência com o cuidado com o imóvel, como a falta de cuidados e manutenção, pode acabar gerando prejuízos para o proprietário. Conforme dissemos acima, esse é um conflito muito comum, na hora da entrega de um imóvel, entre locatários e locadores. Para evitar esse tipo de estresse, é importante que a imobiliária oriente o inquilino a observar o contrato, pois costumam constar algumas regras sobre manutenção e conservação. 


Uma vistoria detalhada antes de fechar contrato, com fotos e tudo documentado, é uma boa ideia para resolver esse conflito, pois protege ambos os envolvidos de possíveis divergências sobre o estado da propriedade. Manter o diálogo sempre que houver necessidade de obras é outra forma de evitar situações de conflito com o proprietário, assim, é possível chegar na melhor solução para o problema. O inquilino nunca deve fazer reparos ou obras sem consultar o proprietário!


Qual a melhor solução para crises entre inquilinos e proprietários?


Como podemos observar nos tópicos acima, a melhor forma de resolver uma crise entre inquilinos e proprietários é através do diálogo, sempre. O inquilino tenha o dever legal de pagar e o proprietário de receber, mas a ação judicial não é a primeira opção recomendada caso isso não aconteça. Procure buscar uma conciliação entre as duas partes, estudando a possibilidade de um acordo extrajudicial que preserve, na medida do possível, os interesses de todos.


Isso pode ser feito com abertura para entender a origem do problema, afinal, na maioria dos casos a inadimplência tem uma justificativa. Inclusive, entre eles está a perda de emprego ou a crise no negócio do inquilino. Por isso, a excepcionalidade da situação é compreendida e podem-se negociar condições para resolver pendências de forma mais amigável, com um termo aditivo no contrato de aluguel, reduzindo o valor ou dando desconto na multa de rescisão, por exemplo.


Mesmo com essas opções, é importante lembrarmos que o proprietário não tem a obrigação de aceitar a redução dos valores, essa é apenas uma alternativa mais amigável de resolução do problema para evitar o caminho judicial, que costuma ser mais demorado e mais complicado. 


A Nova Época Imóveis espera que, com esse conteúdo, as relações entre inquilinos e proprietários possam melhorar e se tornar mais pacíficas. Está procurando um imóvel para alugar? A Nova Época tem parceria com a administradora Renascença, por isso, fale com um dos nossos corretores, eles vão te indicar um profissional de confiança para tornar esse processo mais tranquilo e seguro para você! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

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