Saiba como se preparar para o planejamento tributário imobiliário

13/09/2022min de leitura

Quando o assunto é tributação no Brasil, não é segredo para ninguém que o país é bastante burocrático, chegando a níveis altos e muitas vezes até inviabilizando certos negócios. Diversas empresas acabam encerrando suas atividades por conta de dívidas fiscais elevadas e nem sempre as inúmeras negociações contínuas conseguem aliviar para o lado do contribuinte. Por isso, é fundamental saber se preparar com o planejamento tributário imobiliário.


As receitas com compra, venda e aluguel de imóveis são muito variáveis e ricas em detalhes, consequentemente, pequenos erros internos e até mesmo as mais discretas falhas nos processos organizacionais podem resultar em prejuízos que podem minar seus lucros. Dentro da lei, a maneira legal de diminuir encargos tributários é através da elisão fiscal ou economia legal, modalidade do planejamento tributário. 


Para entender mais do assunto e entender como fazer o planejamento tributário imobiliário, a Nova Época Imóveis trouxe algumas dicas, além de tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Em caso de dúvidas, entre em contato com um dos nossos corretores, eles estão sempre disponíveis para ajudar com o que for necessário para tornar sua experiência no mercado imobiliário o mais positiva e tranquila possível! 


O que é planejamento tributário?


O planejamento tributário é o conjunto de sistemas legais que tem como objetivo diminuir o pagamento de tributos de forma legal. Um bom planejamento tributário é essencial para empresas do mercado imobiliário, especialmente levando em consideração que esse setor é muito competitivo e bastante burocrático. O contribuinte tem direito de estruturar seu negócio de forma que melhor lhe favoreça, visando diminuir os custos do seu empreendimento, inclusive dos impostos que estão diretamente ligados ao negócio.


Como sabemos, os tributos, as taxas, os impostos e as contribuições representam uma parcela muito importante dos custos das empresas, isso se não for a maior parcela, que precisa ser paga e muitas vezes pode comprometer o negócio de maneira geral. Por isso é importante não negligenciar o planejamento tributário no setor imobiliário. 


Qual a importância do planejamento tributário imobiliário?


Como já dissemos mais acima, fazer o planejamento tributário de maneira legal é quase uma forma de sobrevivência, pois, assim, os custos podem ser melhor organizados para não inviabilizar o negócio. Empresas que adotam essa modalidade de planejamento em suas estratégias de negócios costumam conseguir cumprir com todas as suas exigências legais.


Além disso, é essencial já que com a gestão tributária fica mais fácil de planejar, conhecer, estudar e analisar as diferentes formas de tributação diretamente ligados à empresa. Assim, é possível identificar maneiras de amenizar as despesas empresariais, o que otimiza o trabalho da equipe administrativa de contabilidade. 


Quais os tipos de planejamento tributário?


1. Planejamento estratégico


Esse modelo busca trazer mais qualidade nos processos fiscais em longo prazo. Ou seja, nessa modalidade a finalidade é proteger a pessoa jurídica de problemas e possibilitar a garantia para que ela se mantenha lucrativa pelos próximos dez anos, por exemplo. Isso significa que este tipo de planejamento leva em consideração fatores internos e externos para definir a melhor maneira da empresa se posicionar, procurando atingir seus objetivos.


2. Planejamento operacional


Já esse modelo de planejamento é voltado para garantir que as obrigações legais da companhia sejam sempre pagas em dia. Nessa modalidade é possível conseguir a redução de gastos, ela é atravessada pela queda nos erros e, fazendo esse planejamento, você ainda pode antecipar o pagamento de algum imposto. Esse tipo de planejamento costuma trabalhar com foco de seis meses e trabalha com todas as pessoas envolvidas na gestão financeira.


3. Planejamento corretivo


Esse tipo de planejamento é usado quando os erros já aconteceram, como a tributação incorreta de um produto na emissão da nota fiscal, por exemplo. Dessa maneira, ele deve contar com medidas que se destinam a detectar problemas, buscar sua origem e avaliar qual seria o melhor plano de ação na situação da empresa. Com isso, o gestor quase sempre consegue aliviar os prejuízos causados por falhas.


4. Planejamento tático


Nesse tipo de planejamento, o foco é o sucesso a médio prazo. É nele que são estruturadas estratégias para reduzir os atritos, com objetivo de otimizar a ação de cada departamento e, assim, evitar que medidas do planejamento estratégico entrem em conflito com o planejamento operacional. 


Dicas de como se preparar para o planejamento tributário imobiliário


1. Conheça os principais tipos de tributação


A primeira etapa para se preparar para o planejamento tributário imobiliário é conhecer quais os principais tipos de tributação que as empresas desse ramo do mercado podem usar no país. De modo geral, as alternativas se resumem em Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. 


O Simples Nacional é o sistema compartilhado de arrecadação, mais recomendado para empresários com despesas baixas e boas margens de lucro. Já o Lucro Presumido define a base do cálculo do imposto através de uma porcentagem presumida, enquanto o Lucro Real considera apenas o lucro líquido, recomendável para grandes organizações com muitos gastos.


2. Entenda os riscos de um planejamento tributário


O planejamento tributário é recomendável para qualquer empresa, no entanto, podem trazer alguns riscos, principalmente se você não souber ao certo em qual alternativa se enquadrar ou caso cometa algum erro.


É imprescindível levar em consideração que essa é uma ação preventiva, o que significa que você não deve esperar por alguma ocorrência ou problema para gerar taxações. Assim, é importante valorizar o contador e os advogados da empresa para que tudo possa ser feito da maneira mais adequada. 


3. Procurem ferramentas que possam te auxiliar


Por último, mas não menos importante, para fazer o melhor planejamento tributário imobiliário é importante modernizar sua atuação no mercado e contar com ferramentas que possam te ajudar com esse processo. Essa é a melhor opção para auxiliar na gestão de contratos e na centralização dos dados dos clientes, prevendo receitas e trazendo uma previsibilidade muito maior para o seu fluxo de caixa. 


Como podemos observar, o planejamento tributário imobiliário é muito importante e depende de diversas pequenas ações que o gestor estratégico não pode deixar de adotar para garantir sucesso no mercado. Para mais dicas e informações importantes sobre o mercado imobiliário, não deixe de conferir nosso blog
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":