Saiba como vender o imóvel na planta que você comprou

21/06/2022min de leitura

Muitas pessoas se perguntam como vender um imóvel comprado na planta que ainda não foi entregue. Isso porque é comum as pessoas mudarem de ideia e, na última hora, decidirem revender o imóvel comprado na planta. Esse não é um procedimento tão complicado quanto as pessoas pensam, só é preciso atenção em alguns pontos que são diferentes da venda de um imóvel que já existe.


Existem inúmeras razões que levam alguém a revender ou desfazer um negócio de compra de apartamento na planta, afinal, os planos estão sempre em constante mudança. Se você está pensando em revender aquele imóvel na planta, mas se sente no dever de não se desfazer de tal transação, saiba que é seu direito desistir da compra e revender aquela oportunidade para outra pessoa! Mas como realizar essa revenda?


Para te ajudar a entender o que fazer em uma situação como essa, a Nova Época Imóveis preparou esse post com algumas dicas de como revender um imóvel comprado na planta, além de apontar o que fazer caso você ainda não tenha terminado de pagar pelo imóvel, mas já esteja pensando em desistir da aquisição. Em caso de dúvidas ao final deste texto, entre em contato com um dos nossos corretores! E para mais dicas sobre compra e venda de imóveis confira nosso blog, lá temos vários posts que podem te ajudar a entender o mercado imobiliário!


Por que revender um imóvel na planta é a melhor opção?


Como dissemos acima, vender um imóvel que ainda está na planta é um direito do comprador até o último momento, na hora da entrega das chaves. No entanto, é fundamental saber logo no começo que, ao desistir de comprar um apartamento ainda na planta por um motivo particular, ou seja, que não seja culpa da construtora, mas uma decisão do comprador, você não receberá 100% do que já pagou. 


Para quem se pergunta, a devolução do valor total só é feita se houver fraude ou algum outro tipo de crime envolvido para a desistência da compra. Por isso, pode ser uma boa ideia revender esse imóvel, pois é uma maneira de receber de volta todo o dinheiro que você aplicou nesse negócio.


O que fazer para revender um imóvel na planta?


Para revender um imóvel na planta, você vai precisar de todos os contratos assinados com a incorporadora, além de todos os documentos relacionados à compra, como a escritura de alienação fiduciária, caso você a tenha. Com isso, o comprador e o vendedor do imóvel precisarão ir até o Cartório de Registro de Imóveis onde a propriedade está registrada para fazer um contrato de compra e venda com o valor acordado e as condições de pagamento.


No caso do imóvel já estar quitado, seu valor será o preço final mesmo. Porém, caso ele ainda esteja sendo pago, será preciso contatar a construtora para que as parcelas que ainda precisam ser pagas sejam redirecionadas para o novo proprietário. Por isso, antes de começar a pensar em revender o imóvel na planta, lembre-se que é melhor falar com a construtora para entender melhor sua situação. 


O que é repasse imobiliário? É uma boa opção aqui?


Repasse imobiliário é o nome dado à transferência de um financiamento imobiliário ativo de uma pessoa para outra. Caso você tenha comprado um imóvel na planta com financiamento e pensa em revendê-lo sem quitá-lo antes, é possível repassar essa dívida ao novo comprador do bem. Ou seja, você passará o pagamento desse bem para frente e a dívida estará mudando de nome. 


A pessoa que vai comprar o imóvel tem duas opções: assumir a dívida naquele banco mesmo ou quitá-la. Porém, atenção, pois o banco precisa estar de acordo e aprovar essa nova pessoa já que essa mudança será refletida em um novo contrato de financiamento que deverá ser levado ao cartório. 


É possível fazer um distrato de compra e venda de imóvel na planta?


No caso da desistência da aquisição antes de terminar de pagar, é possível pedir o distrato de compra e venda do imóvel na planta, basta entrar em contato com a empresa para notificá-la e, assim, começar o processo. Não é necessário que você esteja com os pagamentos 100% em dia, você consegue pedi-lo mesmo estando inadimplente. 


Seja qual for sua situação, você encontrará descontos e multas proporcionais aos valores já pagos, por isso é importante estar preparado. A multa de distrato injustificado, por exemplo, pode variar entre 15% e 25% do valor que você já pagou. No entanto, é importante saber que é seu direito ter ao menos parte do dinheiro de volta e que a Justiça considera abusiva a retenção acima de 30% desse valor. 


Logo, fique atento, pois caso isso aconteça com você, vale à pena entrar em contato com um advogado. No caso de desistência porque a construtora não entregou o contratado, você tem direito a exigir 100% do valor pago de volta e corrigido. 


Como evitar problemas na compra de um apartamento na planta?


1. Faça negócios com uma empresa que você conhece


A primeira dica para evitar problemas ou armadilhas na compra de um imóvel na planta é que você conheça a reputação da empresa com quem está fazendo negócios. Procure fazer uma boa pesquisa para analisar a reputação da construtora ou incorporadora responsável por aquele empreendimento. Caso você encontre muitas reclamações, já sabe que a melhor decisão é pular fora e procurar outra empresa com uma reputação melhor.


2. Exija os documentos mais importantes


Mesmo que o empreendimento ainda não esteja pronto, já tem muita papelada envolvida que você pode e deve exigir para garantir que tudo está dentro da lei. São eles:

 

  • Matrícula do imóvel;
  • Habite-se (planta aprovada pelo poder público);
  • Certidão de IPTU;
  • Certidões negativas da empresa;
  • Registro de incorporação imobiliária;
  • Título de propriedade do terreno;
  • Memorial descritivo da obra (o que a construtora promete entregar);
  • Memorial de incorporação da obra.


3. Fique atento ao preço final


É importante lembrar que o preço anunciado pelo imóvel na planta e o preço que vai aparecer no seu contrato, ou seja, a parcela final, são preços diferentes. Por isso, caso você não pretenda quitar o imóvel à vista, é fundamental entender os índices de correção das parcelas para se preparar caso haja a possibilidade de uma alta grande. 


Lembre-se: com a Nova Época Imóveis nada é impossível, por isso, caso você ainda tenha dúvidas ou precise de ajuda na compra e venda de um imóvel, não deixe de entrar em contato com um dos nossos corretores! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":