Saiba o que é IGP-M e como influencia no valor do aluguel

10/10/2022min de leitura

Alugar um imóvel é uma ótima opção de investimento para quem está saindo de casa pela primeira vez ou para quem não tem orçamento suficiente para comprar um ainda, pois possui alta rentabilidade e oferece muita segurança. No entanto, para obter o melhor retorno, é fundamental entender como alguns índices do mercado imobiliário podem afetar o valor do aluguel e como isso deve ser levado em consideração a longo prazo no seu planejamento financeiro. 


O preço do aluguel vai depender de muitos fatores, principalmente de determinados índices calculados de acordo com o andamento e a oscilação na economia do país. Um desses índices é o Índice Geral de Preços – Mercado, ou IGP-M, mais popularmente conhecido como inflação do aluguel. Esse índice tem como função basicamente medir mensalmente a inflação e é a partir dele que geralmente se tira a referência para reajustar o preço dos aluguéis. 


Conhecer esse índice vai ser muito importante na hora de planejar o contrato de aluguel ou de avaliar se a locação do aluguel oferece um retorno de acordo com o esperado. Para te ajudar a entender mais sobre o assunto, a Nova Época Imóveis preparou esse post com tudo o que você precisa saber para entender o peso desse índice no valor do aluguel e como calculá-lo. Em caso de dúvidas entre em contato com um dos nossos corretores e se você está à procura de um imóvel para alugar nós temos uma parceria com a administradora Renascença e garantimos uma experiência mais segura. 


O que é o IGP-M?


O IGP-M é mais conhecido como Índice Geral de Preços de Mercado e é um indicador apurado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Economia, órgão da Fundação Getúlio Vargas. Ele também é popularmente conhecido como “inflação do aluguel”, conforme comentado acima, pois seu principal uso é como referência para o reajuste do valor cobrado todo mês. 


De modo geral, o IGP-M é um dos indicadores mais usados para calcular a movimentação de valores na economia brasileira, tanto da moeda quanto dos preços, e para avaliar a inflação geral do país e, além de atuar no reajuste de aluguéis, ele também é aplicado em tarifas para serviços públicos, planos de saúde, seguros, entre outros. 


Qual a influência do IGP-M nos preços?


O IGP-M serve de referência para reajustes de valores nas contas de aluguel, telefonia, energia elétrica, no preço dos imóveis, entre outros, e é por isso que é conhecido como “inflação de aluguel”. Todo ano esse valor é usado como base para reajustar o custo dos aluguéis que costumam ter os contratos renovados anualmente.


A alta do IGP-M, por exemplo, pode ser um empecilho tanto para quem aluga quanto para quem pretende alugar um imóvel. No entanto, quando há alta do IGP-M, é possível conversar com o proprietário do imóvel e tentar uma negociação de preços. Esse índice reflete mudanças no poder aquisitivo geral e na valorização ou desvalorização do setor, o que também vai impactar o cálculo de outras áreas, como tarifas de financiamento imobiliário, por exemplo. 


Do ponto de vista do inquilino, o IGP-M é apenas uma porcentagem aplicada ao valor que consta no contrato de aluguel, já para o proprietário ele é um índice muito importante que ajuda a prever como vai ser o reflexo do seu investimento e quão rentável o imóvel vai ser a longo prazo. 


Como se calcula o IGP-M?


Agora que você já entendeu o que é IGP-M, é importante entendermos como se calcula esse índice para que você possa usar ele da maneira mais adequada nos seus investimentos. Em primeiro lugar, o Ibre analisa os preços a partir do dia 21 do mês anterior até o dia 20 do mês seguinte. Nessa conta, são levados em consideração os setores da indústria, agricultura, construção civil, varejo e serviços de moradia. 


Com base nessas informações, calcula-se três subíndices que vão fazer parte da base para determinar o valor final do IGP-M. Cada um deles vai ter um peso diferente no resultado final dessa conta: 


IPA-M 


Essa sigla faz referência ao Índice de Preços ao Produtor Amplo e é o que reflete a variação de preços no setor de varejo. Ele vai representar 60% do índice final. 


IPC-M


Já o Índice de Preços ao Consumidor, por sua vez, leva em consideração as variações de preços nos setores que mais influenciam o poder de compra da população, principalmente em relação ao setor de alimentação e da saúde. Seu peso no valor final do IGP-M é de 30%.


INCC-M


Esse é o Índice Nacional de Custo de Construção e é um indicador que reflete os custos de construção de imóveis e habitação, levando em consideração o material e a mão-de-obra necessária. Esse indicador corresponde aos 10% restantes do valor final do IGP-M. 


Com todos os sub índices calculados, é tirada uma média proporcional a cada peso, que vai levar ao valor do IGP-M para o mês correspondente. 


Qual a diferença entre IGP-M e IPCA?


Apesar de muito parecidos, esses dois índices não são idênticos. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo, ou IPCA, é outro índice também usado para medir a inflação no país que acompanha os preços de venda para o consumidor. A diferença é que enquanto o IGP-M usa como base os preços levados em consideração na cadeia produtiva da indústria, o IPCA leva em consideração o preço final do consumo. 


O IGP-M também leva em consideração valores mais detalhados sobre o custo de construção de moradias, com isso, ele se torna mais adequado para realizar reajustes no preço dos aluguéis. Outra diferença é que o IPCA é um índice calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que é um órgão público, enquanto o IGP-M é calculado pela instituição privada FGV. 


O que é IGP-M acumulado? 


A média entre os índices divulgados mensalmente durante todo um ano e o resultado final desse cálculo é chamado de IGP-M acumulado. Por sua vez, ele é tomado como ponto de partida para a revisão de preços e serviços. Para compreender como se chega ao valor do IGP-M acumulado, é necessário entender a lógica para definir juros compostos. 


As porcentagens de cada mês são multiplicadas e vai se acrescentando uma nova multiplicação a cada nova atualização. 


Qual a influência do IGP-M nos investimentos? 


De maneira simplificada e direta, o Índice Geral de Preços do Mercado tem influência em todos os investimentos do país, pois leva em consideração as movimentações financeiras do país. É por esse motivo que acompanhar o IGP-M mensalmente é necessário para quem quer proteger investimentos dos altos e baixos do mercado. 


Em alta, o IGP-M representa desvalorização do dinheiro e diminuição do poder de compra. Os preços do que é oferecido no mercado aumentam ao passo que os salários e os rendimentos continuam iguais. Com isso, todos os investimentos afetados pela desvalorização da moeda corrente sofrem alterações. 


Gostou do nosso post? Entendeu o que é o IGP-M, o que ele representa e qual a importância de saber calculá-lo? A Nova Época Imóveis espera ter ajudado com o assunto, mas caso restem dúvidas não hesite em entrar em contato com um dos nossos corretores! Para mais informações do mercado imobiliário, não deixe de conferir nosso blog
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":