Saiba o que esperar do mercado imobiliário de luxo no RJ em 2024

07/02/2024min de leitura

Os imóveis de Médio e Alto Padrão, ou MAP, brilharam em 2023, ostentando resultados impressionantes. Durante os primeiros nove meses do ano passado, o segmento registrou um crescimento notável de 13%, sendo responsável pela movimentação de um valor impressionante de R$ 14,4 bilhões, segundo o indicador ABRAINC-FIPE. 


A expectativa do mercado de luxo para 2024 é que este seja um ano de readequação de preços e estabilização do setor. Segundo especialistas do segmento, o mercado imobiliário de luxo tem previsão de permanecer estável em 2024, com crescimento de 2% a 3% previsto. A expectativa é que os preços continuem a subir, porém, de forma mais lenta do que nos últimos anos. 


Ficou curioso para saber mais sobre como esse segmento do mercado de imóveis vai se manter em 2024? Então chegou ao lugar certo! A Nova Época Imóveis preparou esse post para apontar as tendências que estão por vir, assim, você pode levar algumas coisas em consideração e entender se é uma boa investir em imóveis de luxo. Se você está procurando por um imóvel de médio e alto padrão, não deixe de conferir nosso site: www.novaepoca.com.br/prime!


Previsão para o mercado de imóveis de luxo em 2024


Durante a pandemia do Covid-19, entre 2020 e 2021, o mercado de alto padrão subiu significativamente, afinal, como as pessoas passavam mais tempo em casa, muitas famílias tiveram que procurar por espaços maiores e, consequentemente, mais caros para uma melhor qualidade de tempo. Além disso, soma-se o aumento do custo de construção. 


No meio de 2021, o Índice Nacional de Construção, que mede todas as alterações dos custos na construção civil, chegou a apontar uma alta de 17,6% no acumulado de 12 meses. Esse ano, o mesmo índice está em 3,26%, o que significa que houve certa estabilização nos custos ligados à construção civil, como matéria-prima e mão de obra. No entanto, ao longo do percurso, os preços subiram e não desceram. 
Os fatores que devem influenciar no crescimento do mercado imobiliário de luxo em 2024 incluem:

 

  • A alta renda da população brasileira;
  • O aumento da demanda por imóveis de qualidade;
  • A procura por maior privacidade e segurança;
  • O crescimento do turismo internacional.


Perfis dos imóveis de luxo que serão tendências em 2024


Já com relação ao perfil dos imóveis de luxo, a expectativa é que continuem sendo grandes, bem localizados e com infraestrutura completa, contando com a tecnologia sempre. Além disso, conforme já mencionamos algumas vezes aqui no blog, a sustentabilidade vai se tornar um fator cada vez mais decisivo para compradores de imóveis de luxo. 


As características básicas desse mercado continuam sendo as mais relevantes para o setor de alto padrão, porém, o fator exclusividade deve se destacar ainda mais em 2024, como antecipam especialistas. Além disso, vão ser mais procurados imóveis com assinaturas e grifes de luxo para conectar mais as marcas com o mercado. Logo, percebemos uma manutenção da arquitetura de autor. 


Além disso, em relação ao mercado de segunda residência, outro segmento que promete atrair milhões de reais para o setor de imóveis, ou seja, casas construídas em condomínio. Isso por conta do fato dos compradores de luxo, assim como os compradores de qualquer tipo de empreendimento, estarem prezando mais pela segurança. 


Queda dos juros em 2024 e como afeta o mercado imobiliário de luxo


Já fizemos um post aqui sobre a queda da Selic em 2024 e como essa taxa chegou a 11,75% ao ano, mas agora falaremos sobre como o mercado de imóveis de luxo será afetado. Essa queda da taxa de juros básica não influenciará na compra do imóvel próprio quando se trata dos mais endinheirados. 


Isso se deve ao fato do público de alto padrão não depender de crédito imobiliário, pelo contrário, eles enxergam esse mercado como oportunidade de rentabilizar capital. Para eles, trata-se da realização de um sonho, não de uma necessidade. No entanto, a queda dos juros pode ajudar a estimular o cenário para investidores. 


O executivo acredita que a diminuição da rentabilidade de títulos atrelados à Selic fará com que pessoas procurem outras formas de rentabilizar e o mercado imobiliário tem potencial de se destacar.


Bairros mais valorizados para compra de imóveis de luxo


Os bairros mais valorizados, ou seja, que contam com uma excelente localização, segurança e infraestrutura completa do Rio de Janeiro para compra de imóveis de luxo são:

 

  • Leblon;
  • Copacabana;
  • Ipanema; 
  • Gávea;
  • Jardim Botânico. 


Gostou do nosso post? A Nova Época Imóveis conseguiu te explicar qual é a previsão para o mercado de imóveis de luxo em 2024? Se você está procurando por um imóvel de luxo, não deixe de visitar nosso site prime, temos imóveis em todos os bairros citados acima e outros. Já para quem procura qualquer tipo de imóvel, temos mais de 18 mil em todas as regiões do município do Rio de Janeiro. Acesse www.novaepoca.com.br para conhecê-los!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":