Saiba onde e como conseguir empréstimo pessoal com juros baixos

21/09/2023min de leitura

Se você está pensando ou se planejando para comprar um novo imóvel, seja ele o primeiro ou não, já deve ter pesquisado e percebido que as instituições financeiras oferecem várias linhas de crédito que vão atender a diferentes necessidades. Quem precisa de dinheiro rápido, o que acontece especialmente com quem vai adquirir um imóvel, muitas vezes se sente perdido em meio a tantas opções, o que é muito normal.


A principal dúvida que paira geralmente costuma ser a mesma: afinal, onde conseguir empréstimo pessoa com juros baixos? Antes de apontarmos as opções para você, é importante deixar claro também que a melhor alternativa de crédito dependerá não só do seu objetivo, como também das suas condições. Pessoas com nome sujo, por exemplo, têm o número de opções reduzido drasticamente, como já explicamos aqui.


Conseguir um empréstimo com juros baixos é o sonho de muitas pessoas, afinal, quem não quer conseguir o negócio mais econômico, não é? Foi pensando nisso que a Nova Época Imóveis preparou esse post apontando as principais opções oferecidas pelos bancos, assim, você pode entender cada um e qual o que mais se encaixa na sua situação. Em caso de dúvidas sobre este ou outros assuntos do mercado imobiliário entre em contato com nossos profissionais!


Quais as taxas consideradas baixas?


Em primeiro lugar, é importante que a gente relembre que cada instituição financeira trabalha com seus próprios critérios de avaliação para estabelecer a taxa de juros cobrada em um empréstimo. Com isso, é imprescindível que você sempre pesquise as taxas cobradas pelas diferentes instituições financeiras. Você pode fazer essa análise visitando o site do Banco Central para comparar todas ao mesmo tempo.


Com isso esclarecido, tenha em mente que uma boa opção de empréstimo pessoal deve oferecer a tranquilidade de parcelas que caibam no seu orçamento, além de transparência no contrato acordado. Para o empréstimo valer à pena, os encargos cobrados por mês não podem superar a taxa de 2%. 


No caso de quem tem restrição no nome, por exemplo, é praticamente inviável descobrir onde conseguir empréstimo pessoal com juros baixos. Isso se deve ao fato de os bancos restringirem a tomada de crédito e, quando ele é liberado, as taxas são consideravelmente altas. Nesses casos, vale mais a pena renegociar as dívidas primeiro.


Afinal, como são calculados os juros de um empréstimo?


Para conseguir encontrar as opções de empréstimo pessoal com juros baixos no mercado, uma série de fatores e critérios é usada na hora de determinar a cobrança dos encargos junto da linha de crédito, afinal, juro zero não existe em empréstimo! Ao analisarmos pelo ponto de vista das instituições credoras, receber a mesma quantia emprestada para um cliente é um péssimo negócio, pois não gera lucros para a empresa, não paga a desvalorização pela inflação e existe o risco de inadimplência por parte do cliente. 


Para evitar esse tipo de situação, os juros são criados. Além de ajudar a resguardar o caixa da instituição financeira, os juros ainda servem para gerar lucros e para manter a empresa funcionando. No entanto, ainda assim, é possível pesquisar e descobrir onde conseguir um empréstimo pessoal com juros baixos. 


Por que a competitividade de mercado derruba os juros?


Nesse sentido, quando você toma o crédito como mais um produto do mercado financeiro, no caso do financiamento de imóveis, do segmento imobiliário, é normal que as empresas procurem fazer pesquisas de mercado baseadas em consumidores e concorrentes para conseguir definir um preço mais vantajoso. 


O aumento das opções de bancos digitais e fintechs que oferecem produtos mais acessíveis fez com que grande parte das instituições tradicionais reduzissem a cobrança de encargos para que conseguissem se manter competitivas no mercado. Isso é muito positivo para os clientes, pois eles ficam com mais opções para fazer um bom negócio. 


Quais as opções com juros mais baixos?


Agora que já conseguimos compreender como de fato os juros são calculados, vamos entender onde é possível conseguir empréstimo pessoal com juros baixos. Existem duas melhores opções oferecidas pelo mercado financeiro e são elas: o crédito consignado e o empréstimo com garantia de imóvel. Agora vamos falar das suas características:


Crédito consignado


Dentre as opções de empréstimo com baixa taxa de juros disponíveis no mercado, o crédito consignado se destaca até mesmo no caso de pessoas com nome negativado. Como as parcelas da dívida são descontadas diretamente da folha de pagamento do tomador do crédito, não é necessário ser realizada uma análise de crédito prévia. No entanto, a modalidade de empréstimo consignado não é indicada para todos os casos.


Para escolher essa opção, você precisa possuir uma renda fixa mensal, portanto, é exigido um comprovante de renda. Além disso, também é uma alternativa mais vantajosa para aposentados e pensionistas do INSS. A maior vantagem dessa modalidade de empréstimo é sua baixíssima taxa de juros, que chega a ser menor do que 1% ao mês. Isso se torna possível porque o banco cobra as parcelas diretamente da folha de pagamento ou do benefício do cliente, tornando a inadimplência muito baixa.


Empréstimo com garantia de imóvel


O empréstimo com garantia de imóvel é mais uma modalidade de empréstimo com taxa de juros baixa. Nessa modalidade, assim como o nome mesmo sugere, o proprietário oferece seu bem como garantia de que vai arcar com o pagamento da dívida. Os valores disponibilizados podem ser maiores e o prazo de pagamento é estendido.


Nesse caso, os juros podem somar valores ainda menores do que os do crédito consignado, no entanto, há um detalhe importante antes de fechar negócio: o cliente precisa manter o pagamento sempre em dia, pois, em caso de inadimplência, o banco pode requisitar o imóvel como a garantia do pagamento de todas as taxas.


Empréstimo online


Conforme comentamos mais acima, a quantidade de bancos digitais e fintechs vêm aumentando com o tempo. Por conta disso, conseguir um empréstimo pessoal online com juros baixos ficou ainda mais fácil com o passar dos anos. As opções disponíveis no mercado são muitas e ao alcance de somente alguns cliques, tornando o processo ainda mais prático. O envio da documentação, quando necessária para a aprovação do empréstimo, também pode ser feita pela internet e sua aprovação é bem mais rápida do que nos outros casos. 


A Nova Época Imóveis espera ter tirado suas dúvidas a respeito de como é possível conseguir empréstimo pessoal com juros baixos. Não deixe de acompanhar nosso blog e nossas redes sociais para mais conteúdos importantes sobre o mercado imobiliário! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":