Saiba quais as principais dúvidas sobre o mercado imobiliário e suas respostas

23/03/2023min de leitura

A compra de um imóvel é um passo muito importante e entender certas questões, além de saber responder algumas perguntas-chave ajuda a concretizar esse sonho de maneira mais rápida e segura. Por ser uma etapa muito importante na vida de qualquer um, para se sentir seguro na hora de fechar negócio, é normal ter algumas dúvidas que precisam ser esclarecidas por completo antes de mais nada. Nesse contexto, o corretor que não quer perder uma venda precisa conhecer essas necessidades e se preparar para ajudar com o que for preciso. 


Por isso, antecipar as dúvidas dos seus clientes é a chave para que eles ganhem conhecimento e para a conquista da confiança. Além disso, é importante também que o interessado em comprar um imóvel faça uma pesquisa detalhada antes de tomar qualquer decisão, isso vai ajudar a garantir a segurança da transação e evita dores de cabeça futuras. 


Para facilitar sua preparação, seja você corretor, vendedor ou comprador de imóvel, a Nova Época Imóveis fez uma pesquisa e reuniu as dúvidas mais frequentes sobre o mercado imobiliário, principalmente aquelas que os clientes apresentam durante uma negociação e assinatura de contrato de compra de um bem imóvel. Em caso de mais dúvidas ao final desse post não hesite em falar com um dos nossos corretores, eles estão sempre à disposição para te ajudar! 


1- O que é incorporação imobiliária? 


Esse termo faz referência ao conjunto de atividades que promovem ou constroem edificações compostas de unidades autônomas, ou seja, tanto uma pessoa física quanto jurídica, que tem o nome aqui de incorporador, fica comprometido a construir um empreendimento em terreno de outra pessoa com fins de venda. 


No caso do corretor, é importante explicar para os clientes não só esse conceito, como também informar ele do documento de incorporação imobiliária registrado em cartório, que comprova a legalidade do projeto e a idoneidade do incorporador. 


2- O que é contrato de compra e venda? 


Por mais que possa parecer óbvio, nem todo mundo está familiarizado com o contrato de compra e venda de um imóvel, como ele é feito e o que deve constar nele. Por ser um documento muito importante nesse tipo de transação, já que garante ao comprador que ele vai receber o imóvel depois do pagamento feito, é imprescindível compreender todos os detalhes dele. 


Esse documento se trata de um compromisso assinado em contrato que compromete uma pessoa a adquirir o bem e outra a transferir o imóvel após recebido o valor conforme as condições previamente combinadas.


3- O que é o Habite-se? 


Para quem ainda não está familiarizado com o termo, o Habite-se é um documento fundamental para que o comprador se mude de fato para a nova residência. Ele é emitido pela Prefeitura após concluída a obra do empreendimento e comprova que a construção cumpriu com todos os itens acordados e previstos no projeto aprovado. 


Com esse documento, o cliente tem a garantia de que seu imóvel está de acordo com as demandas da legislação municipal e, com isso, pode ser comprado e habitado. 


4- O que é escritura definitiva? 


Enquanto o contrato de compra e venda ajuda a garantir segurança para ambas as partes da negociação, a escritura definitiva é o documento que transmite legal e definitivamente um imóvel do seu atual dono para o comprador. Por conta disso, este documento deve ser lavrado em tabelionato e é fundamental para garantir os direitos do cliente, ajudando a evitar discussões sobre o imóvel na justiça. Ou seja, é um doc-umento importante para evitar possíveis dores de cabeça legais no futuro.


5- O que é INCC? 


Também conhecido como Índice Nacional de Custo de Construção, o INCC informa o aumento de valores nas construções civis por conta da inflação, tanto com relação aos materiais usados quanto à mão de obra. Ou seja, quando uma pessoa compra um imóvel ainda em construção e não faz pagamento à vista, por exemplo, a construtora pode somar esses custos inflacionários com o restante das parcelas ainda devidas. 


O INCC ajuda a garantir que o projeto vai ser finalizado e entregue ao proprietário conforme acordado. É importante saber sobre esse índice, um corretor deve ajudar os clientes a entendê-lo e a analisar projeções financeiras. Com isso, pode-se investir na compra de um imóvel por financiamento de maneira mais segura. 


6- O que é IGP-M? 


Já este é o Índice Geral de Preços do Mercado, que registra mensalmente a inflação de preços gerais do mercado e é usado para reajustar contratos de aluguel, além de valores de parcelas de financiamentos de imóveis. Enquanto o INCC costuma ser usado quando o imóvel ainda está em construção, o IGP-M já é aplicado após concluído o empreendimento, sobre as parcelas com vencimento posterior ao período de obras. Esse índice é usado somente para parcelamentos feitos com a construtora. 


Tanto o corretor de imóveis quanto um comprador devem estar ligados nos termos do mercado imobiliário, para garantir mais segurança, rapidez e conforto nas transações. Além disso, para oferecer um serviço diferenciado e de excelência para seus clientes, gerando fidelização e, consequentemente, recomendações dos seus serviços, o corretor precisa estar pronto para responder a todas as dúvidas dos clientes com conhecimento e transparência. 


A Nova Época Imóveis espera que esse post tenha te ajudado a entender um pouco mais esses termos muito usados nesse mercado. Para saber mais, fale com um dos nossos corretores ou acompanhe nosso blog e se você está procurando por um imóvel não deixe de entrar no nosso site, temos mais de 17 mil imóveis em todas as regiões do Rio de Janeiro. Vamos realizar esse sonho juntos! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":