Saiba quais as vantagens de morar no bairro do Recreio dos Bandeirantes

13/07/2023min de leitura

Da série falando de bairros do Rio de Janeiro, dessa vez a Nova Época Imóveis traz para você um post sobre a região do Recreio dos Bandeirantes. Localizada em uma das regiões mais valorizadas da Cidade Maravilhosa, o bairro do Recreio é muito privilegiado por reunir várias opções de comércio, lazer e serviços em uma área rodeada de belezas naturais. Além disso, essa área também é conhecida por ser mais tranquila e muito valorizada.


Situado na Zona Oeste do Rio, o Recreio é um bairro famoso por suas praias que atraem muitos surfistas do mundo todo. Vizinho da Barra da Tijuca, o Recreio também é muito conhecido por suas belezas naturais e por ser um dos poucos bairros da cidade que foram planejados, com suas vias amplas e prédios baixos, que respeitam a topologia local. Isso faz a região tranquila, reservada e familiar. 


Está procurando por um imóvel e ficou interessando em saber mais sobre o bairro do Recreio dos Bandeirantes? A Nova Época Imóveis contará um pouco mais da história dessa região, além de apontar as vantagens de escolher ser um morador desse bairro. Em caso de dúvidas ou para saber mais sobre essa e outras regiões do Rio confira nosso blog


História do bairro do Recreio
 

Por ser uma região areal, com a vegetação de restingas e pântanos, o loteamento do bairro só começou a ser realizado em 1959. O primeiro acesso ao bairro era feito através da estrada do Pontal e, posteriormente, foi aberto um caminho asfaltado dando origem à Avenida Litorânea, atualmente conhecida como Avenida Sernambetiba. Em 1970 foi construída a estrada Rio-Santos, que depois foi duplicada e fez surgir a Avenida das Américas.


Localizado na Zona Oeste do Rio, esse bairro foi nomeado assim devido aos muitos paulistas que adquiriam terras na região, no início da sua aparição, para construir casas de veraneio. Alguns vizinhos do Recreio, além da citada Barra da Tijuca, são Vargem Grande, Vargem Pequena, Barra de Guaratiba e Grumari. 


Sendo um dos bairros mais jovens da Cidade Maravilhosa, com sua urbanização toda planejada, conforme comentamos, seu crescimento começou a aumentar consideravelmente a partir de meados da década de 2000. Apesar das grandes semelhanças que o bairro compartilha com a vizinha Barra da Tijuca, seu modelo de urbanismo tem como um dos seus grandes diferenciais construções que, na sua maioria, são limitados a poucos pavimentos. Essa é uma característica que fica muito evidente nos empreendimentos localizados na frente da orla. 


Custo de vida no bairro do Recreio


Por conta do conjunto de fatores que incluem belezas naturais e planejamento urbano, o Recreio é atualmente um dos bairros mais valorizados da cidade. Com isso, muitas construtoras apostam no potencial da região e planejam construir novos empreendimentos no local. No entanto, a maioria dos lançamentos são voltados para a classe média e a classe alta. O preço médio do metro quadrado nessa região, segundo o índice FipZap+, chega a R$ 5.600. 


Vantagens de morar no bairro do Recreio


Além do fato de ser um bairro completamente planejado e das belezas naturais, morar no bairro do Recreio dos Bandeirantes traz outras vantagens como:


1- Qualidade de vida
 

Uma das vantagens de escolher morar no Recreio é a qualidade de vida que o bairro oferece. Além de ser um bairro com grande contato com a natureza e bem arborizado, o que ajuda a melhorar a qualidade do ar, os condomínios oferecerem diversas facilidades para seus moradores, como:

 

  • Área de piscina e churrasqueira;
  • Academia;
  • Quadras de futebol, tênis e basquete;
  • Sauna;
  • Salão de festas.


Além disso, esses condomínios costumam ser empreendimentos fechados e bem equipados no quesito segurança, o que dá aos moradores a liberdade de deixar os filhos brincarem sem muita preocupação. O fato de serem equipados com outros serviços, como comércios, também ajuda a melhorar a qualidade de vida dos moradores, já que evita que eles tenham que se deslocar para longe para realizar tarefas diárias. 


2- Localização privilegiada
 

Situado na Zona Oeste da cidade, o Recreio é um bairro que está em constante expansão e, por conta disso, seus moradores têm fácil acesso via transportes públicos a várias outras regiões do Rio, tanto os vizinhos do bairro quanto regiões um pouco mais afastadas. Além disso, escolher viver no Recreio é escolher estar sempre perto de algumas das praias cariocas mais deslumbrantes. Praia do Recreio, Pontal, Prainha, Grumari e Macumba são apenas algumas delas.


Além de muito bonitas, as praias que ficam mais próximas da região Recreio são consideradas as mais limpas e tranquilas do Rio de Janeiro, não à toa são as preferidas dos praticantes de esportes aquáticos, especialmente dos surfistas. O acesso ao bairro também não é complicado, basta pegar a Avenida das Américas, a Lúcio Costa ou a Salvador Allende. 


3- Ótima infraestrutura 
 

Outra grande vantagem do bairro é sua ótima infraestrutura. Além de contar com ciclovias, morar no Recreio também significa estar muito próximo do comércio local, assim como de grandes shoppings centers. A oferta de transportes públicos na região também é muito boa, conta com BRT e diversas linhas de ônibus por toda sua extensão.


Vale ressaltar que muitos condomínios nessa região ainda contam com ônibus particulares com serviços de deslocamento para algumas localidades como centro, zona norte e zona sul do Rio de Janeiro, facilitando o acesso e conforto de seus moradores. 


4- Proximidade com a natureza


Por se localizar perto de diversas praias, conforme citado alguns tópicos acima, esse bairro é considerado um verdadeiro paraíso para quem valoriza o contato direto com a natureza no dia a dia. Ao final de uma semana agitada e corrida na cidade grande, ter o privilégio de poder relaxar fazendo um passeio pela orla ajuda a tranquilizar não só a mente como a alma também. Já para quem curte praticar esportes, o Recreio também oferece algumas opções:

 

  • Stand up paddle;
  • Remo;
  • Surf;
  • Kitesurf;
  • Corrida na orla ou na areia.


Com tantas opções, é praticamente impossível inventar mais desculpas para evitar a prática de atividades físicas, sendo a opção perfeita para quem gosta de manter o corpo ativo. Além de estar mais perto da natureza, escolher morar no Recreio vai te ajudar a ter um estilo de vida mais ativo, te ajudando a usufruir de toda a tranquilidade e sossego que a região oferece sem abrir mão das vantagens de uma cidade grande como o Rio.  


5- Diversidade de opções de lazer


A grande diversidade das opções de lazer da região é outra vantagem de escolher morar no Recreio, afinal, quem não adoraria morar em uma região que conta com uma grande variedade de shoppings e restaurantes? Para quem adora sair da rotina nos fins de semana, o Recreio dos Bandeirantes é uma ótima escolha, pois o que não falta no bairro são opções de lazer para todos os gostos e idades. Seja para apreciar uma boa comida, para curtir a noite ou para levar as crianças para se divertir.


Além disso, como apontamos aqui mais de uma vez, o Recreio também conta com áreas de preservação ambiental que podem ser visitadas, como o Parque Chico Mendes, um espaço incrível onde você pode fazer trilhas naturais para conhecer a vegetação e os animais típicos das matas de restingas e lagoas. 


6- Mais segurança e tranquilidade
 

Comparado a outros bairros do Rio, o Recreio é uma das regiões que apresenta maiores índices de segurança. Além disso, podemos destacar também que a ação da Polícia Militar do Estado do Rio realiza, com patrulhamentos constantes realizados pela Operação Segurança Presente, ajuda a levar mais proteção ao dia a dia dos moradores. 


Outro ponto destaque do bairro do Recreio é a tranquilidade. Com a ausência de aglomeração de pessoas ao longo de suas largas ruas, praias e parques, esse bairro acaba se tornando uma ótima opção para quem quer passear com a família. 


Gostou do bairro do Recreio? Conheça outros bairros nessa e em outras regiões da Cidade Maravilhosa não deixe de acompanhar nosso blog, lá tiramos todas as dúvidas que você pode ter sobre diversos lugares da cidade! E lembre-se: compra, venda e avaliação de imóveis é com Nova Época!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":