Saiba quais eletrodomésticos são essenciais para quem vai morar sozinho

11/08/2023min de leitura

Montar uma casa nova é uma missão gratificante, afinal, é quando você pode colocar um pouco da sua personalidade dentro do seu novo lar. Porém, também pode ser algo um tanto trabalhoso, independente da dimensão do imóvel, especialmente para quem pretende morar sozinho pela primeira vez. 


Para facilitar essa jornada, é importante que os itens básicos sejam devidamente comprados, o que ajudará a evitar sufocos e situações desagradáveis no início da mudança. Nesse contexto, fazer uma lista com todos os objetos e materiais necessários precisa incluir peças, desde roupas de cama e de banho até mesmo aparelhos eletrodomésticos. Móveis e utensílios de cozinha também são peças importantes para estar nessa lista.


Mas, afinal, a lista de casa nova pode ser grande e é normal ficar um pouco perdido na hora de escolher o que comprar, sem saber por onde começar ou o que escolher. Pensando nisso, a Nova Época Imóveis elaborou esse guia com dicas importantes para você montar a lista de eletrodomésticos que não podem faltar na sua casa nova. É importante destacarmos que a compra dos eletrodomésticos deve sempre considerar o espaço disponível no imóvel! 


Dicas de eletrodomésticos essências para a sua casa


Cada pessoa tem seu estilo e ritmo de vida, porém, podemos concordar que algumas situações e necessidades são comuns a todos. Isso vai incluir o armazenamento e a cocção de alimentos, além da manutenção do ambiente e o bem-estar dos moradores. Considerando esses e outros aspectos básicos da nossa realidade, listamos os principais eletrodomésticos que você deve ter em casa, especialmente quando você mora sozinho:


Geladeira


Pode parecer um pouco óbvio, mas este é um item que não poderia faltar na nossa lista, afinal, é impossível viver sem uma geladeira. Por conta disso, ela é nossa primeira indicação de eletrodomésticos que não podem faltar na sua casa nova. Com ela, você pode conservar seus alimentos por mais tempo e suas bebidas estarão sempre geladas, prontas para consumo imediato. 


É importante que, na hora de escolher um modelo, você esteja atento a algumas características, como a capacidade do refrigerador (baixa, média ou alta), o tipo de degelo (manual, semiautomático ou seco, cylce defrost, frost free), tipo de porta (uma só, duplex, inverse, side by side, french door inverse), design e, principalmente, o consumo. Da mesma forma que a máquina de lavar roupas e o fogão, que também vão entrar nessa lista mais adiante, as geladeiras vão exigir um alto consumo de energia. Por isso, procure por modelos com selo “A”, conhecidos por serem mais econômicos. 


Tanquinho


Uma das tarefas de quem mora sozinho é lavar as próprias roupas, tarefa que pode se mostrar bem trabalhosa. No caso de quem está começando com um orçamento mais curto, investir em um tanquinho pode ser a melhor pedida. Apesar de não torcer nem centrifugar as roupas, como uma máquina de lavar faz, ele é uma ótima opção para quem quer economia.


Com um tanquinho, você consegue deixar suas peças limpinhas do mesmo jeito, podendo ser elas roupas, toalhas, roupas de cama, panos de prato, entre outros. 


Centrífuga


Outro eletrodoméstico que não pode faltar na casa de quem está indo morar sozinho pela primeira vez é a centrífuga. Caso o tanquinho não esteja dando conta dessa parte que facilita, e muito, a vida de quem precisa lavar as próprias roupas, uma boa aposta que entrega as roupas praticamente secas é a centrífuga. Ao tirar as roupas de dentro dela, basta colocá-las no varal e esperar o sol terminar de fazer o serviço.


Máquina de lavar


Se você está com um dinheiro sobrando no orçamento, esse, sem dúvidas, é um dos melhores investimentos da sua vida. Especialmente se você precisa trabalhar ou estudar fora. Com uma rotina mais agitada e muita correria, contar com uma máquina de lavar roupas é de grande ajuda, pois ela dá conta de fazer praticamente tudo, você só vai precisar estender a roupa para que ela seque, assim como a centrífuga.


A diferença entre esses eletrodomésticos é que, enquanto o tanquinho só lava e a centrífuga só torce as roupas, a máquina faz os dois, enxágua e ainda conta com outras funções mais sofisticadas, dependendo do modelo, como a reutilização de água, por exemplo.


Lava-louças


Essa é a solução de um dos maiores motivos de confusão em muitas casas. Com a lava-louças, agora as louças do café da manhã, almoço e jantar são exclusivamente dela. Isso vai ajudar a deixar seus dias e suas tarefas domésticas mais leves. Pratos, copos e talheres saem secos da máquina, prontos para serem usados novamente ou guardados.


Porém, dependendo do aparelho que você escolher, os ciclos de lavagem podem ser um pouco longos e, na hora de limpar as panelas, passar um guardanapo para tirar um pouco do excesso de sujeira pode ser indispensável. 


Fogão


Cozinhar é uma das principais tarefas de quem mora sozinho e, independentemente de quantas bocas ele terá, o fogão precisa ser uma das primeiras compras de eletrodomésticos da nova casa. Para quem deseja um modelo mais moderno, é possível encontrar várias opções de cooktop no mercado, assim você pode escolher a que mais te agrada de acordo com a quantidade de bocas, as funções do fogão e muito mais.


Porém, é importante lembrar que esse tipo de fogão não conta com forno, usado para fazer bolos, tortas e assados. É importante, ainda, de se atentar aqui ao consumo de energia na hora de adquirir essa peça. 


Coifa


Essa é uma dica importante para quem mora em apartamentos ou espaços menores, como kitnets, por exemplo. A coifa pode ajudar e muito na hora de preparar alimentos que podem acabar gerando muita fumaça ou cheiros que vão se espalhar pelo ambiente, como é o caso das frituras e dos peixes. 


Diferente do depurador, além da coifa ser mais potente na hora de filtrar a gordura e armazenar os odores, ela ainda retira o ar quente que costuma ficar na cozinha. 


Micro-ondas 


Com o micro-ondas, você consegue executar várias funções, como esquentar água e cozinhar arroz, tudo graças à ressonância, fenômeno que gera calor ao preparar os alimentos. Logo, o micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais requisitados por quem está indo morar sozinho. Além disso, em apenas alguns segundos você consegue esquentar a comida que sobrou da noite anterior sem fazer muita bagunça. 


Purificador de água


A água é um elemento essencial nas nossas vidas e ter água potável em casa é algo básico. Com isso, aparelhos como o purificador são de grande valor, pois oferecem a água livre de quaisquer impurezas. Além disso, alguns modelos ainda têm refrigeração interna, oferecendo até mesmo água fria ou gelada para ser consumida.


Aspirador de pó


Manter a casa limpa é essencial e uma das tarefas básicas de qualquer pessoa, afinal, é necessário para manter a qualidade de vida do morador. Para tornar esse processo mais prático e rápido, o aspirador de pó pode ser uma grande ajuda, pois consegue sugar até as menores partículas de sujeira de várias superfícies, não só do chão.


Existem até modelos no mercado que absorvem água e ainda os que fazem o trabalho duro todo sozinhos, como os chamados aspiradores robôs. 


Ventilador


No calor que faz no Rio de Janeiro, é imprescindível ter uma forma de se refrescar. Para quem não está com orçamento para investir em um ar condicionado, uma opção mais econômica e também eficiente é o clássico ventilador. Ele consome menos energia elétrica e é bem mais barato quando comparado ao condicionador de ar. 


A Nova Época Imóveis espera que você tenha gostado do post e que essas dicas te ajudem na hora de comprar os eletrodomésticos para sua casa nova! Para mais dicas como essa não deixe de acompanhar nosso blog e se você está procurando um imóvel novo para morar ou investir não deixe de conferir nosso site com mais de 18 mil opções!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":