Saiba quais os benefícios de morar em um apartamento duplex

25/03/2022min de leitura

Antes de escolher onde morar, primeiro será necessário avaliar e saber os benefícios de casa opção. Com tantas ofertas de imóveis no mercado, podemos acabar perdidos filtrando as opções mais seguras, confortáveis, silenciosas, valorizadas, entre outros fatores importantes. Você sabia que um apartamento duplex reúne tudo isso? 


Se é sofisticação, espaço amplo e segurança que você está procurando para seu próximo imóvel, o duplex pode ser a escolha ideal para você. Considerado um apartamento de luxo que está, aos poucos, ficando cada vez mais acessível, com espaços que podem ser moldados aos gostos do morador e valores de compra que cabem no bolso do futuro comprador.


De modo geral, pode-se dizer que o apartamento duplex é um tipo de imóvel que se assemelha a uma casa no estilo sobrado, por conta dos dois andares que ele possui e por contar com um bom espaço para conviver com a família. Seus preços podem ser mais altos do que os de imóveis padrões, porém, pela forma como valorizam, não será um gasto, mas sim um investimento. 


Esse tipo de empreendimento caiu no gosto popular das habitações por conta dos seus espaços mais amplos, do conforto e da privacidade que ele oferece. Além disso, na maioria das vezes, esses imóveis são dinâmicos por contarem com escadas internas que permitem a circulação privada nos andares. Hoje já é possível encontrar prédios com 100% dos apartamentos na modalidade duplex.


Para conhecer um pouco mais sobre o assunto e saber quais as vantagens de morar em um apartamento duplex, a Nova Época Imóveis fez esse post para pontuar tudo o que você precisa saber e, assim, colocar na balança se vale à pena ou não investir em um empreendimento desses. Em caso de dúvidas ou se você estiver procurando por um imóvel, seja ele duplex ou não, fale com um dos nossos corretores!


Afinal, o que define um apartamento duplex?


Para resumir, o que faz de um apartamento duplex é sua estrutura, que possui dois pavimentos ligados por uma escada interna. Esse tipo de imóvel costuma ficar localizado nos dois últimos andares dos prédios, mas também é possível ser localizado em outros andares e, como dito acima, até mesmo em todos os andares, dependendo do tipo de empreendimento que é o prédio.


Sua divisão de cômodos, assim como em um imóvel padrão, pode ser diversa, porém a mais comum é que no andar de baixo fiquem os ambientes como cozinha, sala de estar e de jantar, lavabo e a área de serviço, mais usados por convidados e pessoas que não moram no imóvel, enquanto no andar de cima ficam os espaços mais privados, como os quartos e banheiros. 


O apartamento duplex é considerado, no mercado, como um imóvel de luxo e também pode ser encontrado na versão com três andares, conhecida como triplex. 


Quais as vantagens de morar em um apartamento duplex?


1. Espaço mais amplo


Uma das maiores vantagens, já comentada aqui algumas vezes, de escolher um apartamento duplex é o amplo espaço que ele oferece em relação aos imóveis convencionais. A sensação de conforto de morar em um apartamento que ocupa dois andares do prédio é indescritível em todos os cômodos, além de ser possível ter uma sala aconchegante e uma cozinha luxuosa.


Esse tipo de empreendimento costuma ter o dobro de metragem, o que permite com que haja um aproveitamento maior e melhor dos espaços, disponibilizando áreas de convívio social para aproveitar com a família ou com os amigos. O amplo espaço do apartamento torna a missão de decorá-lo bem mais prática e você pode soltar sua criatividade, pois terá espaço para tudo.


2. Mais privacidade e tranquilidade para os moradores


Para quem mora em apartamento, um dos maiores desafios pode ser dividir espaços comuns com pessoas com o perfil completamente diferente de você e da sua família. No caso do duplex, grande parte desses problemas são eliminados, afinal, seu espaço é bem maior e mais reservado. Além disso, por se localizarem nos últimos andares dos empreendimentos, o duplex conta com maior privacidade sem deixar de lado a segurança dos condomínios. 


Muitas coisas que você normalmente faria nos espaços comuns do prédio, assim como todos os moradores, podem ser feitas na privacidade do seu apartamento. O duplex também permite que você faça eventos reunindo familiares e amigos no conforto da sua residência, sem nenhum tipo de inconveniente. 


3. Vista diferenciada e privilegiada da cidade


Como a maioria dos apartamentos desta modalidade costumam ficar localizados nos últimos andares dos empreendimentos e ter grandes janelas, você terá a oportunidade de ter uma vista privilegiada da cidade. A vista diferenciada do duplex é um grande diferencial deste imóvel no dia a dia, principalmente para quem gosta de apreciar o pôr do sol, admirar as estrelas ou apenas ver o dia passar. 


Além disso, em datas especiais, como o Natal e o Ano Novo, a experiência de morar em um apartamento duplex é ainda melhor, afinal, se torna uma excelente pedida reunir seus familiares e amigos para acompanhar a queima de fogos ou admirar a decoração natalina da própria sacada do apartamento.


4. Maior flexibilidade para alterações 


Apesar de depender muito da estrutura do edifício, realizar alterações na decoração ou até mesmo pequenas mudanças estruturais é mais possível em um apartamento duplex, por ele ser um imóvel diferenciado. Essa é uma vantagem que vale muito a pena se você pretende customizar o ambiente, principalmente para quem tem família grande e deseja quartos a mais para os filhos. 


No caso dos apartamentos duplex, existe a flexibilidade de planejar tranquilamente uma reforma sem prejudicar os vizinhos ou a estrutura do prédio. Ou seja, é mais possível derrubar e erguer paredes, modificar janelas, construir outros espaços que atendam às necessidades da família, entre outros recursos. 


5. Mais iluminação natural


Uma característica dos apartamentos duplex, também considerada uma vantagem, que muda bastante o conceito da decoração desse tipo de imóvel está ligada diretamente à iluminação. Isso porque a incidência da luz solar no imóvel é maior nesses imóveis devido a dois fatores: a alta localização e as grandes janelas que os duplex costumam ter, melhorando não só a iluminação, mas também a climatização do ambiente.


O conforto térmico é uma característica notável em imóveis desse tipo, o que favorece aproveitar o fim de semana na piscina e curtir a paisagem sem preocupações, por exemplo. Por contarem com janelas tão grandes em sua estrutura, os apartamentos duplex também contam com uma excelente ventilação, o que é ótimo para quem tem problemas respiratórios e para quem quer evitá-los. 


6. Economia no condomínio


Apesar de se tratar de um alto investimento e desse estilo de imóvel ser bem maior do que os outros tipos, seu custo-benefício compensa e muito em comparação aos demais. Isso acontece porque a taxa do condomínio do apartamento duplex é a mesma paga em apartamentos convencionais. Ou seja, você compra um bem maior do que os demais apartamentos do prédio, mas a taxa de manutenção, conhecida como condomínio, é a mesma. 


Vale ressaltar, porém, que isso não é uma regra, mas é bem comum de identificar esse tipo de situação. Quem busca todas as vantagens citadas aqui faz bem em considerar a opção de morar em um apartamento duplex, afinal, estes apartamentos oferecem uma ótima qualidade de vida para toda sua família, além da segurança e privacidade. 


7. Maior valorização do imóvel
Quando você tem um apartamento bem decorado, harmonizado e edificado, maior será a valorização do bem. Além disso, todas as vantagens anteriores agregam ainda mais valor a esse tipo de imóvel. Outro fator que aumenta o valor dessas propriedades é o fato de elas geralmente serem localizadas em bairros nobres, com alta segurança, regiões mais tranquilas e diferentes tipos de comércio.


Essas residências também contam com várias áreas de lazer, como salão de festa, brinquedoteca, academia, churrasqueira, piscina, entre outros. Por conta disso, é muito importante saber que um apartamento duplex vai muito além das suas próprias características. O condomínio onde ele se localiza e a região da cidade também contam muito. 


Caso, depois desse texto, você tenha se interessado em morar em um apartamento duplex, não deixe de conferir nosso site prime com as melhores coberturas e apartamentos duplex do Rio! Fale hoje com um dos nossos corretores, vamos fazer esse sonho acontecer juntos!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":