Saiba quais os principais riscos na hora de comprar um imóvel

02/06/2023min de leitura

Sabemos que comprar um imóvel é uma das decisões da vida que mais precisam ser pensadas e planejadas, pois se trata de um alto e arriscado investimento. Logo, é esperado que ele tenha ao menos uma durabilidade para a vida toda. Por conta de tudo isso, o comprador pode se deparar com alguns riscos que podem ameaçar a conclusão ou até mesmo a segurança do negócio, como problemas na documentação, dívidas ou impedimentos judiciais que podem impedir a continuidade da negociação, por exemplo.


Para que as pessoas tenham certeza de estarem fazendo um bom negócio, é fundamental se atentarem a alguns fatores que vão além do preço, da localização e do estado do imóvel, como é o caso das questões jurídicas que vão envolver o empreendimento. Além disso, é de grande importância conhecer os riscos que a compra de um imóvel vai envolver, assim, você pode evitá-los e garantir uma experiência mais agradável.


Para te ajudar, a Nova Época Imóveis preparou esse post com alguns dos principais riscos na hora de comprar um imóvel, assim você pode se prevenir e garantir uma compra mais pacífica e segura. Em caso de dúvidas ao final desse texto não hesite em falar com um dos nossos profissionais e para mais dicas ou informações sobre o mercado imobiliário não deixe de acompanhar nosso blog! Estamos sempre à disposição para ajudar com o que for preciso!


Principais riscos na hora de comprar um imóvel


1- Falta de Registro da Escritura do imóvel


O primeiro grande risco que você pode correr na hora de comprar um imóvel é que ele pode não ter escritura. Isso porque a escritura pública e o registro no Cartório de Imóveis geram custos, além de poderem demorar para serem realizados ou, até mesmo, nunca serem feitos. Essa situação é um problema, pois para uma pessoa ser proprietária de um espaço ela precisa ter uma escritura pública devidamente registrada comprovando que a pessoa adquiriu o bem e é legalmente dona dele. 


Antes de assinar o contrato de compra e venda, é fundamental acessar a certidão de matrícula atualizada para checar se tudo está certo com o imóvel e se consta o número e a data do registro. Ter atenção nesse momento é essencial.


2- Direito de terceiros


Outros riscos na hora de comprar um imóvel envolvem processos que discutem, sob algum aspecto, a posse ou a propriedade do imóvel. Processos que envolvem o direito de cônjuges e companheiros que precisam participar da venda ou de inquilinos que precisam renunciar ao exercício da preferência na compra do imóvel são alguns exemplos desses processos. 


Futuramente, esses terceiros poderão questionar a validade da venda, colocando em risco a propriedade do imóvel pelo comprador. Nesse contexto, podemos observar a importância de verificar as certidões e a ocupação do imóvel antes da assinatura do contrato definitivo de compra e venda. 


3- Vícios ocultos


A visita é um passo importante na compra de um imóvel porque é nesse momento que você vai verificar o estado da estrutura e a conservação do imóvel. Isso porque, depois da compra, defeitos aparentes não poderão ser reclamados. Nem mesmo os defeitos ocultos, também chamados de vícios ocultos, que são aqueles defeitos que são mais difíceis de serem percebidos na vista, pois estão escondidos pela pintura, por papel de parede, por móveis embutidos, entre outros.


Caso você não tenha percebido algum defeito, a lei ainda ajuda nesses casos, garantindo a indenização pela pessoa que vendeu para o reparo dos defeitos em questão. No entanto, é importante ficar atento, pois em vários modelos de contrato é inserida a renúncia a essa garantia, deixando o comprador mais vulnerável. 


4- Dívidas e encargos


A partir do momento em que uma pessoa assina os papéis e oficialmente compra um imóvel, caso existam dívidas ou encargos, eles passam a ser de responsabilidade do novo dono. Com isso, a questão pode acabar causando grandes prejuízos financeiros para você. Para evitar isso, o caminho mais seguro é realizar uma due diligence, ou seja, um levantamento de todos os documentos e certidões dos vendedores e do imóvel.


Essa análise de documentos vai te ajudar a verificar se de fato existem ou não dívidas ou ônus, além de garantir que não vai ser preciso arcar com gastos inesperados. Isso vai te ajudar a ter uma experiência ainda mais segura.


5- Imóvel penhorado


Outro grande risco que pode ser evitado na hora de comprar um imóvel é se há alguma penhora. Para isso, na hora de escolher o lugar que você deseja, é fundamental verificar se não existe nenhuma penhora, alienação ou decisão judicial que impeça a venda do lugar. Por exemplo, quando um empreendimento é bloqueado judicialmente, muitas vezes os donos o colocam à venda para se livrarem de dívidas.


No entanto, há um impedimento para realizar a comercialização do espaço e para reverter a situação é preciso que algumas questões legais sejam resolvidas, observando o meio jurídico correto para que o imóvel tenha autorização para ser vendido. 


6- Contrato com cláusulas abusivas


O contrato é um dos documentos mais importantes na compra de um imóvel. Por isso, é essencial analisar este documento mais de uma vez, além de avaliar as condições comerciais e legais previstas. Nesse contexto, a ajuda de empresas especializadas ou de profissionais qualificados que entendam do assunto vai ser fundamental para evitar contratos com cláusulas abusivas ou até mesmo fraudes.


Em alguns casos, serão trazidas algumas cláusulas abusivas que poderão passar despercebidas pelos compradores. Por isso, todo cuidado é pouco e poder contar com o olhar esperto do especialista pode ser uma mão na roda para evitar muitas dores de cabeça. 


7- Atrasos e golpes


Não é novidade para ninguém que esses são riscos que você pode correr na compra de um imóvel, dependendo de como você vai escolher realizar essa transação. Boa parte dos prazos para efetivar a compra ou venda de um imóvel vai depender de cartórios, bancos e órgãos públicos. Cada cartório tem prazos próprios que vão variar de acordo com as regiões e os Estados do país, às vezes até mesmo dos bairros e das cidades. Por isso, atente-se às cláusulas que estabelecem multas e penalidades contratuais por não cumprimento de prazos. 


Além disso, com o aquecimento do mercado imobiliário e as facilidades tecnológicas, surgiram novos golpes no setor e, por isso, é importante contar com a ajuda de especialistas da área que tenham experiência. Fique atento a imóveis que não existem, documentações falsas, intermediadores não credenciados no CRECI e transações sem comprovantes. 


Gostou do nosso post? Não deixe de conversar com um, se for te deixar mais seguro até mesmo mais de um, profissional experiente do mercado imobiliário antes de fechar qualquer negócio! E não se esqueça que a Nova Época Imóveis tem profissionais de corretagem sempre à disposição para te ajudar com o que você precisar! Compra, venda e avaliação de imóveis é com a gente mesmo! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":