Saiba quais são as melhores praias do Rio de Janeiro que você precisa conhecer

16/07/2020min de leitura

Um dos destinos mais procurados do Brasil e um dos mais conhecidos do mundo, o Rio de Janeiro abriga praias paradisíacas de areia fofa em todo seu entorno que atraem um público diversificado, de viajantes que procuram por sossego e tranquilidade a turistas que querem ficar perto do agito.

Para os fãs de praia, aqui vai uma ótima notícia: o que não falta são opções de praias para conhecer ao longo da orla da Cidade Maravilhosa, além das famosas praias de Ipanema e de Copacabana. Algumas têm fácil acesso de carro, outras só têm acesso por trilhas ou de barco. Independente da localização, todas valem à pena a visita.

Por isso, a Nova Época resolveu trazer para você uma lista das melhores praias do Rio que você não pode deixar de visitar. Pega sua roupa de banho e vem com a gente nesse tour pela orla da Cidade Maravilhosa!

1. Praia do Farol

Localizada em uma reserva ecológica em Arraial do Cabo, essa praia é considerada uma das joias do lugar. Frequentemente listada entre as praias mais bonitas do Brasil, a Praia do Farol fica localizada na Ilha do Farol e foi considerada uma das mais perfeitas do Brasil pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Conhecida como “capital do mergulho no Brasil” e paraíso de areia branquinha e águas cristalinas com um quilômetro de extensão, a paisagem digna de cartão-postal ainda inclui em sua extensão morros verdes e dunas. Vale à pena ver de perto a vida marinha, visível até mesmo sem equipamento.

Ano entanto, a ilha é controlada pela Marinha, por isso, para ter acesso a ela somente com barcos autorizados, a partir da Praia dos Anjos. Além disso, a visita deve durar no máximo uma hora por visitante e é proibida a entrada com comida ou água.

2. Praia de Antigos e Antiguinhos

Localizada em Paraty, a praia de Antigos e Antiguinhos é uma das 90 praias encontradas na região. Consideradas duas joias locais, essas duas praias são pequenas e desertas, ou seja, não há quiosques, sendo assim um local de passagem apenas. É uma área de preservação ambiental, por isso, não é permitido fazer fogueira nem acampar nos arredores.

Não é permitida a entrada de carros e seu acesso é somente por barco desde Laranjeiras ou saindo da Praia do Meio ou por trilha a partir da Praia do Sono. O visual esplendoroso, no entanto, vale todo o esforço: as enseadas são cercadas por montanhas cobertas pela Mata Atlântica, a água é morna e cristalina, com boas ondas, e a areia é clara e fofa.

Além das praias paradisíacas, o local também conta com pequenos riachos de água doce em Antiguinhos, perfeitos para tirar o sal do corpo.

3. Praia de Grumari

Área de proteção animal desde 1987, a praia de Grumari tem quase três quilômetros de extensão e se localiza na cidade do Rio de Janeiro. Cercada por costões e morros com mata de restinga, a região é totalmente preservada.

O contraste da vegetação de restinga com o mar limpo, azul e claro do local é de tirar o fôlego, especialmente em dias ensolarados. Lá você encontra fortes ondas, ideais para surfistas, e grande parte de águas rasas, geladas e limpas, perfeita para banhistas.

O acesso a ela é feito por uma pequena e estreita estrada que fica lotada de carros nos fins de semana, porém, nos outros cinco dias da semana a calmaria reina.

4. Praia do Pontal

Localizada em Arraial do Cabo, a praia do Pontal é uma das mais bonitas da região. A beleza da região é de encher os olhos: água limpa, cristalina e tranquila, ideal para se banhar, e areia fofinha. É o lugar ideal para relaxar.

Essa praia tem a infraestrutura bem rústica, porém, você não encontra vendedores ambulantes facilmente. Eles estão mais presentes no local quando o movimento da praia é maior. Por isso, se você for visita-la na baixa temporada, não se esqueça de levar algo para comer e beber.

Uma parte muito conhecida dessa praia é a Gruta do Amor, um lugar no canto direito da praia ótimo para tirar boas fotos e apreciar a vista.

O acesso a praia é possível ser feito de carro, você pode estacionar o veículo no Pontal do Atalaia, ou através de uma trilha saindo da Prainha, próximo ao Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira. Outra opção é ir de barco saindo da Praia dos Anjos.

5. Praia do Forte

Localizada na região central de Cabo Frio, a praia do Forte é uma das mais populares do município. Com quase oito quilômetros de extensão, essa praia apresenta um visual estonteante, de deixar qualquer um impressionado.

Acostumada a ter muitos banhistas por toda sua orla, seu mar aberto e de um azul transparente é considerado um dos melhores do mundo para a prática de vela. Suas águas agitadas atraem surfistas e velejadores, pois é o lugar perfeito para esses esportes.

Na parte esquerda da praia fica uma das suas principais atrações, o Forte de São Mateus, construído no século XV. Nessa área o mar é mais tranquilo.

6. Praia do Cachadaço

Localizada entre Ilha Grande e Angra dos Reis e considerada mais uma das preciosidades da região, a praia do Cachadaço é uma das que exige dedicação para ser explorada. A areia fina, a água azul transparente, as rochas milenares e a mata exuberante fazem parte do ambiente natural do lugar.

O lugar só é acessível através de uma trilha de mais de três horas de caminhada que vem da praia de Dois Rios. A praia do Cachadaço é tão escondida que nem sequer em um passeio de barco é possível vê-la.

Além disso, ela é considerada uma das praias mais bem preservadas e selvagens de Ilha Grande e perto dela é possível encontrar um riacho com piscina cristalina, que é uma ótima opção para tirar o sal do corpo.

7. Praia Azeda e Azedinha

Localizadas na simpática Búzios, onde não faltam belas praias para escolher, essas duas praias são bem pequenas, mas bastante populares e de uma beleza exuberante. Praias de águas cristalinas de cor esverdeada como um limão, daí o nome Azeda, elas se localizam pertinho uma da outra.

Mais procuradas da região por turistas, essas praias têm águas calmas, quase como uma piscina natural, perfeitas para mergulho e banho. Se você busca por tranquilidade, essas praias são perfeitas para você. Porém, por conta da sua popularidade, é recomendado chegar cedo para conseguir lugar na areia.

Cercadas por costões verdes, essas praias são divididas somente por uma faixa de pedra e têm barracas que abastecem os turistas ao longo da sua extensão. O acesso à Azeda é por uma rua através da Praia dos Ossos e no canto direito dessa praia há uma pequena trilha para a Azedinha.

8. Prainha

Localizada na Zona Oeste do Rio, na região do Recreio dos Bandeirantes, a Prainha é protegida por dois morros de Mata Atlântica. Com poucos metros de extensão e pouca infraestrutura, essa praia é linda e compensa seu trabalhoso acesso.

Com vagas limitadas e apenas dois quiosques, o acesso a essa praia não pode ser feito através de transporte público. É uma região bem preservada, com a natureza como seu chamariz.

A Prainha tem algumas das melhores ondas da cidade para surfe, além de ter um mar inacreditavelmente azul. Não deixe de conhecer uma das melhores praias do Rio e aproveite para conhecer o Restaurante Mirante e sua bela vista.

Essa foi uma pequena lista feita pela Nova Época das praias mais bonitas e que mais valem à pena conhecer no Rio de Janeiro. E para você, qual a praia que não pode faltar no seu roteiro? 

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":