Score de crédito imobiliário: entenda o que é e como aumentar

16/06/2023min de leitura

A Nova Época já falou aqui sobre crédito e financiamento imobiliário, bons aliados para quem quer comprar um imóvel novo e precisa daquela ajuda financeira. Mas você sabe o que é o score de crédito imobiliário e como ele funciona? Sabia que ele pode te ajudar bastante na concretização desse sonho? E para isso, é importante aumentar seu score de crédito imobiliário, mas pode ficar tranquilo porque é mais simples do que parece. 


Muitos consumidores que precisam do crédito para conseguir comprar um imóvel têm dúvidas e se perguntam se se é possível aumentar o score do crédito imobiliário. Embora não seja o único critério avaliado pelas instituições financeiras para aprovação de crédito, a pontuação do consumidor tem um peso importante na análise de crédito, afinal, um dos fatores que podem acabar com o sonho da casa própria é ter um score baixo e, consequentemente, ter o crédito ou financiamento negados.


Para te explicar melhor sobre o assunto, a Nova Época Imóveis preparou esse post com tudo o que você precisa saber sobre o score de crédito imobiliário, como ele pode te ajudar no sonho da casa própria e como aumentá-lo. Não deixe de acompanhar nosso blog para mais informações importantes sobre o mercado imobiliário.


O que é o score de crédito?


Para quem ainda não está familiarizado com o termo ou possui dúvidas, o score de crédito imobiliário nada mais é do que uma pontuação que as instituições financeiras usam para avaliar o seu histórico de pagamentos. Com isso, é possível que elas decidam se vão ou não permitir que você receba o seu empréstimo.


Pontuação que vai de 0 a 1000, o score de crédito imobiliário avalia as chances de você conseguir arcar com o pagamento das suas contas em dia nos próximos 12 meses. Quanto maior for a sua pontuação, mais credibilidade você terá na hora de realizar um financiamento. As empresas costumam usar o score como uma informação a mais para a tomada da decisão de concessão de financiamentos, porém cada empresa tem seu próprio critério de avaliação.


Ter um score alto não quer dizer que a instituição bancária é obrigada a ceder o crédito imobiliário. Por isso, não se limite em solicitar aprovação de financiamento somente em um banco, pois você pode não ter o perfil que aquele banco deseja, mas para outro banco você pode ser o cliente ideal. 


Como saber se seu score é alto ou baixo?


Para consultar seu score, é importante que você faça um cadastro no site do Serasa com o seu CPF. Ao fazer o cadastro, você pode consultar a pendência financeira em seu nome e verificar a pontuação do seu score. Lembrando que essa consulta é gratuita! 


Para explicar melhor a pontuação, um bom score está acima dos 700 pontos. Para exemplificar aqueles que estão relacionados ao risco de inadimplência, separamos alguns pontos:

 

  • Score de 0 a 300 – o risco da pessoa com essa pontuação não pagar suas contas é alto;
  • Score de 301 a 700 – o risco da pessoa com essa pontuação não pagar suas contas é médio;
  • Score de 701 a 1000 – o risco da pessoa com essa pontuação não pagar suas contas é baixo.


Como aumentar o score para crédito imobiliário?


Limpe seu nome


O primeiro e mais fundamental passo para aumente seu score é pagar as contas atrasadas, caso você tenha dívidas atrasadas procure entrar em contrato com o credor e negocie uma maneira de quitar essa pendência. Os credores costumam facilitar a quitação de dívidas oferecendo descontos e parcelamentos longos, sendo esse o primeiro passo para aumentar o score para o crédito ou financiamento imobiliário.


Abra seu cadastro positivo no Serasa


Sendo considerado seu histórico de pagamentos de contas do dia a dia, quando você faz seu cadastro positivo no Serasa, suas contas pagas começam a ser registradas no seu cadastro, gerando um histórico de bom pagador. Esse histórico de pagamento pode ser visto com bons olhos pelas empresas, ajudando a aumentar o score para financiamento ou crédito imobiliário.


Muitas pessoas pagam suas contas em dia e não tem dívidas, mas tem um score baixo por conta de não possuir o cadastro positivo. O cadastro positivo do Serasa serve não só para aumentar o score para crédito imobiliário, mas também para financiar carros, conseguir melhores taxas de juros e abrir crediário mais facilmente. 


Pague as contas em dia


É importante que suas contas estejam sempre em dia, pois isso vai te ajudar a ganhar pontos. Se possível, ainda, uma boa dica é colocar suas contas em débito automático para não correr o risco de esquecer algum boleto. Pagar suas contas antecipadamente infelizmente não aumenta seu score para crédito ou financiamento imobiliário, mas é o suficiente para mostrar que você é um bom pagador.


Tenha seus dados cadastrais atualizados no Serasa


É importante que você tenha seus dados pessoais sempre atualizados no site do Serasa. Por isso, caso você tenha mudado de cidade ou trocado seu número de telefone, é importante que você entre no site do Serasa e atualize essas informações básicas. Afinal, quanto mais exatas forem essas informações, mais confiável será seu cadastro.


Controle os gastos no cartão de crédito


Procure evitar estourar o limite do seu cartão de crédito, procurando ter o hábito de usar 30% do limite do total do seu cartão. Por exemplo, caso seu cartão tenha um limite de R$ 2000 de crédito, procure gastar até R$ 600. Isso vai te ajudar a provar controle financeiro e a tendência é que seu score melhore. Evite, ainda, trocar de cartão de crédito constantemente, pois, quanto mais antigo for seu relacionamento com o banco, melhor será seu score, desde que seja um bom relacionamento. 


Consulte o CPF


Consultar seu CPF constantemente pode colocar seu score para baixo, pois, diversas pesquisas podem significar instabilidade financeira do consumidor. Por isso, tenha certeza de qual instituição você pedirá o crédito imobiliário, pois ficar tentando em várias ao mesmo tempo, pode acabar reduzindo seu score. 


Infelizmente, melhorar seu score é um processo e não acontecerá de um dia para outro. Mas se você começar a colocar em prática as dicas acima, em poucos meses seu score estará melhor e você conseguirá a aprovação para seu crédito. 


Em caso de mais dúvidas sobre o assunto ou para mais informações, fale com um dos nossos corretores! E não esqueça, para compra, venda ou avaliação de imóveis procure a Nova Época Imóveis
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":