Seguro Prestamista: entenda o que é, para que serve e suas vantagens

01/09/2023min de leitura

Sabemos o quão importante é poder contar com a proteção de um seguro, afinal, nunca sabemos quando imprevistos podem acontecer. Nós já falamos aqui no blog sobre alguns seguros e agora chegou a hora de falar do seguro prestamista, que te protege em uma operação de crédito, quando se realiza financiamentos e empréstimos, por exemplo. Esse seguro garante proteção em caso de morte, perda de renda por desemprego e outras situações inesperadas.


Dessa forma, a pessoa que contrata o seguro, conhecido como segurado, não precisará se preocupar com uma possível inadimplência caso um dos eventos cobertos pelo seguro aconteça, pois a seguradora fica encarregada de pagar uma indenização ao credor para amortizar, quitar a dívida total ou parcial , garantido ao segurado que seus compromissos serão honrados. Com isso, podemos dizer que o seguro prestamista é, também, uma garantia extra para instituições financeiras na concessão de crédito. 


Quer saber mais sobre esse tipo de seguro, como ele funciona e as vantagens de contratá-lo? Então continua aqui porque a Nova Época Imóveis chegou para esclarecer tudo o que você precisa saber sobre o assunto! 


Afinal, o que é seguro prestamista?


Conforme resumimos mais acima, o seguro prestamista é um tipo de seguro voltado para o pagamento de obrigações financeiras e costuma ser acionado em situações urgentes e inesperadas, que dificultam a quitação de dívidas de operações de crédito. Para compreendermos um pouco melhor o que é este seguro e para que serve, vamos entender o significado do termo. A palavra prestamista se refere ao fato de pagar uma prestação, assim como acontece em financiamento, empréstimos e consórcios. 


O seguro prestamista cobre riscos como morte, incapacidade temporária, desemprego, invalidez e doenças graves, ou seja, se por alguma dessas razões o segurado não puder saldar a dívida, a seguradora irá cobri-la. A ocorrência de algum desses eventos é conhecida como sinistro e dá abertura para o pagamento da indenização. 


É imprescindível que o cliente observe as condições contratuais do seguro e se atente para os riscos excluídos. No caso de desemprego, por exemplo, essa indenização não será paga caso o segurado peça demissão. Ou seja, em caso de demissão voluntária o segurado não receberá indenização, somente se ele for demitido. 


Como funciona o seguro prestamista?


Para ficar claro como de fato funciona o seguro prestamista, vamos dar um exemplo: após realizar um financiamento imobiliário, pode ser que aconteça de você perder o emprego antes mesmo de conseguir pagar todas as parcelas. Nesse caso, se você tiver um seguro prestamista, o problema pode ser resolvido em partes, já que a seguradora garantirá o pagamento completo ou parcial do valor da dívida, de acordo com o estipulado em contrato.


O seguro prestamista também cobre situações de perda de renda no caso de trabalhadores autônomos. Nesse outro caso, o seguro pode ser uma das melhores alternativas para arcar com uma despesa mensal constante, como no caso dos condomínios, por exemplo. 


Como contratar e quanto custa o seguro prestamista?


Agora que compreendemos o que é o seguro prestamista e como ele funciona, vamos falar sobre como se calcula seu valor. O valor de um seguro desse terá diferentes preços em diversas seguradoras, pois pode variar de acordo com alguns critérios. Entre as condições avaliadas estão a idade do segurado, o valor do financiamento e o número de parcelas. 


Uma das grandes vantagens desse seguro é que ele pode ter um valor relativamente menor e ser mais atrativo do que os outros. Esse preço mais em conta se deve ao fato de ser um seguro de vida em grupo. Outro detalhe importante desse seguro é que ele não é contratado por uma seguradora, mas por meio de parceiros, como uma loja ou uma instituição financeira. Por conta disso, o pagamento da prestação é descontado diretamente da folha de pagamento do funcionário, de acordo com a cobertura escolhida. 


Quais as vantagens do seguro prestamista?


Além da vantagem do preço mais em conta, as seguradoras têm incluído outros benefícios aos contratos, para tornar esse seguro mais atrativo para os clientes. Em alguns casos, por exemplo, a principal vantagem pode ser o benefício-saúde. Esse benefício garante que o segurado tenha descontos em consultas médicas, exames laboratoriais e medicamentos durante um ano.


Além dos já citados, existem outros benefícios oferecidos em conjunto pelas seguradoras e outras empresas. Fique atento na hora de contratar esse serviço e procure saber sobre todos!


Cuidados ao contratar o seguro prestamista?


Na hora de contratar o seguro prestamista, é importante tirar todas as dúvidas relacionadas ao serviço. Isso porque muitas vezes o cliente lê o contrato com pressa, sem se atentar a informações e detalhes importantes. Com isso, o titular do seguro e as pessoas indicadas no acordo devem estar cientes dos trâmites necessários para acionar a cobertura. 


Também é importante destacar aqui, que qualquer oferta ou anúncio comunicado pelas seguradoras deve ser cumprido. Caso a publicidade do seguro mostre uma realidade diferente do acordado em contrato, a empresa pode responder por propaganda enganosa. Por isso, redobre a atenção hora de contratar esse e qualquer seguro.


Agora que você já sabe do que se trata o seguro prestamista, como ele funciona e suas vantagens, a Nova Época Imóveis espera poder tornar sua escolha mais fácil e segura! Não deixe de acompanhar nosso blog e nossas redes sociais para mais informações importantes sobre o mercado imobiliário.
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":