Sinais de que chegou a hora de trocar a fiação elétrica da sua casa

13/01/2023min de leitura

A instalação elétrica de um imóvel é planejada no momento do projeto de uma casa ou de edifício, por isso, é normal que as pessoas que moram no lugar não tenham participado do processo da construção e não tenham ideia de como está a atual situação do sistema elétrico do empreendimento. Outro ponto que dificulta que tenhamos mais cuidado é o fato da instalação elétrica estar escondida nas paredes ou forros, o que nos impede de dar a devida atenção à isso e pode causar o adiamento de uma reforma elétrica necessária.


Geralmente associamos a troca da fiação elétrica antiga de um imóvel somente quando problemas e falhas começam a aparecer, mas é necessário entender que nem sempre essa consideração deve ser feita com a rede elétrica, pois cada um dos componentes que usamos em um circuito de energia possui uma vida útil. Também é importante termos em mente que, com o tempo, os aparelhos eletrônicos vão evoluindo e mudando a concepção de consumo de energia, podendo economizar ou usar mais potência. 


Afinal, você provavelmente não tem mais os mesmos aparelhos e nem a mesma quantidade que tinha há 30 anos. É comum trazermos outros elementos para dentro de casa, principalmente considerando a vida útil de cada um deles. Além disso, computadores, TVs, ar-condicionado, celulares e outros sistemas mais complexos passaram a tomar conta do seu ambiente, mas será que a fiação elétrica da sua casa ou apartamento seguem os mesmos passos?


Cada dia que a tecnologia avança mais você deve se preocupar e se atentar com a fiação elétrica do seu lar para ter maior economia e, principalmente, segurança. Para te ajudar a entender se a fiação elétrica do seu imóvel é muito antiga e quando é a hora de trocá-la, a Nova Época Imóveis preparou esse post com os sinais de problemas com fiação elétrica antiga e algumas dicas do que fazer nessa situação. Para mais conteúdo como este, não deixe de conferir nosso blog!


Quando é hora de trocar a fiação elétrica?


Não existe uma regra nem hora exata de quanto em quanto tempo é preciso realizar a troca da fiação elétrica, mas é importante ficar atento aos sinais que os defeitos da fiação apresentam antes de ter um problema definitivo, como quedas de energia, possíveis falhas de isolamento dos fios, curtos, entre outros.


Aqui vamos enumerar alguns dos sinais de problemas com fiação elétrica antiga para você ficar atento:


Fios gastos


É comum que, com o passar do tempo, todo o material da sua rede elétrica se desgaste. Por exemplo, fios ficam descascados, amassados ou começam a apodrecer depois de alguns anos. Esse é um dos sinais mais óbvios de que a fiação elétrica não está mais em boas condições e precisa ser substituída imediatamente. Em geral, além de isso ser um sinal de que a fiação está muito velha, pode representar, também, que a forma como ela é usada atualmente não é mais compatível com sua estrutura original. 


Disjuntores desarmando à toa


Uma situação muito comum de acontecer é quando se usa muita energia por muito tempo e a luz acaba apagando. Isso é sinal de que o disjuntor desarmou para evitar problemas maiores na rede. No entanto, ele não deve desarmar com muita frequência, principalmente com coisas que você já tinha costume de fazer normalmente. É um bom momento pare refletir se há um consumo extra na rede ou se a própria peça está com defeito.


Rede emitindo muito calor


Parte da energia que sua casa puxa dos cabos é perdida na forma de calor ao invés de ser usada nos aparelhos. Atualmente, a maioria deles é feita justamente para aquecer o mínimo possível e, assim, ser mais eficiente. Com isso, quando a temperatura dos fios e aparelhos fica alta demais muito rápido, é sinal de que há problemas elétricos na sua casa. Nesse caso, costuma ser difícil identificar a causa e, por isso, o mais recomendado é chamar um profissional. 


Oscilações de energia


Quando as luzes ficam fortes ou fracas de repente, é sinal de que a energia que chega na sua residência não está muito estável. Algumas oscilações até são comuns quando você liga aparelhos grandes, por exemplo, mas elas não devem ocorrer ao longo do dia sem aviso. Além disso, essa variação pode acabar danificando permanentemente os equipamentos que já estão conectados à rede. 


Relógio de luz inconsistente


O relógio que mede o consumo de energia na sua residência também precisa receber atenção e cuidados. No caso de problemas na sua estrutura, como aparelhos que puxam força demais e passivamente, fios cruzados ou gatos, por exemplo, o relógio continua gerando gastos, mesmo quando desligado. Nesse caso, desligue a rede e veja se o relógio continua se movendo. Caso ainda esteja registrando gasto, é hora de chamar um eletricista! 


Choques


Um sinal importante de que a fiação elétrica do seu imóvel é antiga ou está com problemas e precisa ser mudada é se você está tomando choques no registro do chuveiro ou na porta da geladeira. Esse é um sinal perigoso, dependendo da intensidade da descarga elétrica. Para se proteger, procure fica longe de fios desencapados. Procure, também, colocar protetores nas tomadas, isso pode evitar muitos acidentes e fatalidades.


Independentemente do tempo da construção e mesmo quando nenhum desses problemas ocorre, é de consenso que o tempo razoável para revisar a instalação elétrica é de uma vez a cada cinco anos por meio de uma inspeção e manutenção preventivas. Procure evitar fazer pequenos reparos e deixar que eles se acumulem, pois pode dificultar o processo da reforma, afinal, você pode acabar gastando mais do que o necessário fazendo manutenção somente quando os problemas aparecerem. 


A Nova Época Imóveis espera que, com esse post, você consiga reconhecer com mais facilidade os sinais que a fiação elétrica da sua residência mostra para evitar acidentes, dores de cabeça e gastos desnecessariamente excessivos. Em caso de dúvidas, não hesite em contatar um dos nossos corretores!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":