Sinais que comprovam que chegou a hora de você trocar de casa

27/10/2021min de leitura

Sabemos que a vida é feita de fases e elas vêm acompanhadas de constantes mudanças que alteram nossos hábitos, nossos objetivos e até mesmo nossas maiores certezas. E em algum momento da vida, na transição de uma fase para outra, você pode se ver analisando se a ideia de mudar de casa é uma boa opção. Quando esse momento chega, é sinal de que mudar pode ser sim, a melhor opção.

Afinal, o lugar onde escolhemos morar diz muito sobre a nossa realidade e nossas escolhas, além ser um lugar seguro, onde podemos nos sentir confortáveis e sermos nós mesmos. Ele fala de maneira específica sobre o momento atual da nossa vida e é por isso que algumas mudanças na nossa vida podem gerar a necessidade de um novo lar.

É verdade que nos apegamos ao lugar onde moramos, principalmente se estamos nele há muito tempo. Porém, algumas mudanças podem te fazer perceber que seu imóvel pode ter ficado um pouco inapropriado para o momento que você está vivendo. Como quando a família aumenta, por exemplo, e seu apartamento já não acomoda bem a família ou quando você muda de emprego e a distância aumenta, atrapalhando sua rotina. Esse é o momento de se mudar.

Essa decisão não se dá somente pela necessidade de mais espaço ou conforto, existem vários motivos diferentes que podem influenciar na sua mudança de imóvel. Mas você sabe como identificar isso? Caso você não saiba, não precisa se preocupar. A Nova Época Imóveistrouxe esse post com alguns sinais que mostram que é hora de se mudar para te ajudar a tomar essa decisão na hora certa. E quando for procurar um imóvel não deixe de conferir as ofertas no nosso site, temos mais de 14 mil imóveis disponíveis nos melhores bairros do RJ!

1. A família vai aumentar

Esse talvez seja o principal e mais comum motivo porque as pessoas decidem se mudar. Atualmente, muitos casais decidem iniciar suas vidas conjuntas em apartamentos menores, pois custam mais barato. Porém, com o passar dos anos, o desejo de expandir a família cresce e a ideia de ter filhos fica cada vez mais próximo da realidade. Esse é outro sinal de que está na hora de se mudar: é necessário um lar maior.

Porém, além de um quarto a mais, a chegada de uma criança exige mais espaço em outros cômodos, afinal, ninguém quer ter brinquedos e fraldas espalhados por toda a casa. O ideal é que você procure um lugar que ofereça uma infraestrutura de segurança e lazer melhor, pois é outro grande fator que influencia um casal que pensa em aumentar a família a se mudar.

Se, além das crianças, a família for aumentar porque o casal decide adotar animais de estimação que precisam de mais espaço tanto quanto as crianças, esse é outro sinal de que o mais sensato a se fazer é procurar um imóvel maior.

2. O bairro onde você mora é longe dos seus compromissos diários

É de conhecimento geral que a realidade do trânsito da maioria das cidades brasileiras é bem caótica. Às vezes até mesmo distâncias mais curtas podem gerar grande transtorno em horários de pico, quando tem mais engarrafamento. Por isso, o ideal é que você more mais próximo do trabalho e da escola dos seus filhos.

Caso você tenha mudado de emprego e vai agora precisar pegar um trânsito bem maior para chegar ao novo trabalho, esse é um momento interessante para avaliar a opção de se mudar. Ter que enfrentar engarrafamentos e demorar mais tempo para chegar nos lugares pode afetar de forma negativa sua qualidade de vida, diminuindo seu sono, o tempo que você tem em casa e causando mais estresse.

Outros fatores que podem ser sinais de que está na hora de se mudar de bairro são:

  • o bairro cresceu muito e você quer mais tranquilidade;
  • seu imóvel fica localizado em um lugar que não te oferece mais segurança nem privacidade;
  • a família precisa de ajuda com as crianças e acha melhor se mudar para mais perto de outros familiares que possam ajudar;
  • a área onde o imóvel se localiza sofre desvalorização.

3. Infraestrutura do imóvel desgastada

Assim como tudo na vida, um imóvel não dura para sempre. Com o passar do tempo, seu imóvel, que um dia foi lindo e novo, vai ficando velho e começar a apresentar problemas. Rede hidráulica, fiação elétrica, infiltrações e desgaste geral da infraestrutura são situações que podem acontecer com um imóvel antigo e vão causar dores de cabeça, exigindo manutenções mais frequentes.

Os problemas de desgaste são como dominó: quando um aparece, pode se preparar porque outros danos certamente virão em sequência. Além disso, esses transtornos não só prejudicam o conforto da sua família, mas também geram um forte impacto na valorização do seu patrimônio.

4. A vizinhança incomoda

Os vizinhos são um grande fator que pode influenciar uma mudança, pois você pode gostar muito da sua casa, mas se sentir incomodado com seus vizinhos pelos mais diversos motivos: muita movimentação de pessoas ou carros, muito barulho, desentendimentos constantes, desrespeito às regras de convivência, problemas com fofocas.

No dia em que nos mudamos, nossos vizinhos podem parecer ser muito prestativos e agradáveis, porém, essa realidade pode não durar muito tempo e eles podem se mostrar diferentes ao longo do tempo. Se você está perdendo noites de sono por conta de conflitos e atrito com os vizinhos, pensar em mudar de casa pode ser a melhor opção.

5. A infraestrutura do bairro não agrada

A infraestrutura e as limitações do bairro atual são outro fator que pode fazer com que as pessoas cogitarem se mudar. De fato, é muito mais confortável morar em um imóvel bem localizado, com fácil acesso ao transporte público e próximo de escolas, supermercados, lojas e outras opções de lazer.

Esse é, inclusive, um fator de grande influência quando você escolhe um lugar para morar. Além disso, morar muito longe de restaurantes, shoppings e outras formas de lazer pode desvalorizar e muito o seu imóvel atual.

Outro aspecto de grande importância quando se decide onde morar, e pode influenciar muito na sua decisão de se mudar, é a segurança. A violência é um grande desafio em muitas cidades do país, por isso, é fundamental avaliar essa questão e considerar se mudar para um bairro que ofereça maior proteção para sua família.

6. Você quer se livrar do aluguel

Morar de aluguel pode ser uma opção interessante para jovens que estão ingressando no mercado de trabalho, ainda não alcançaram o emprego ideal e não sabem ao certo onde querem morar. Mas superar o aluguel é outro grande motivo que leva as pessoas a se mudarem, afinal, ter casa própria é o sonho de todo brasileiro.

Se as mensalidades já estão começando a pesar muito seu bolso e você tem tido dificuldades de juntar dinheiro para realizar seus sonhos, talvez esteja na hora de considerar novos passos. Uma boa dica para quem quer sair logo do aluguel é se antecipar e começar a procurar outros lugares para morar e condições de financiamento logo.

Caso você não tenha pressa para se mudar e pode esperar um tempo, uma boa dica é que você procure analisar as vantagens do consórcio, pois oferece prestações bem menores do que as dos financiamentos bancários. Contratando esse serviço ficará mais fácil de você planejar seu orçamento para sair do aluguel.

Agora que você entendeu alguns dos sinais que indicam que está na hora de se mudar, a Nova Época Imóveis espera que possamos realizar juntos esse passo! Por isso, em caso de dúvidas ou para mais informações sobre nossos imóveis, entre em contato com um dos nossos corretores.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":