Substituição de garantia: entenda do que se trata e como funciona

12/04/2023min de leitura

Você já ouviu falar no termo substituição de garantia? Diferente do que pode parecer, trocar um imóvel após o financiamento é uma ação muito comum no mercado de investimentos. Esse fato pode acontecer por diversos motivos: uma casa maior para a família, um imóvel novo e mais moderno que surgiu, entre outras. A substituição de garantia é uma das possibilidades na hora da transferência de financiamento.


O processo de substituição de garantia, bastante conhecido no caso de veículos, também levanta possibilidades quando o assunto são bens imóveis. Você quer entender mais do assunto? Então chegou ao lugar certo! A Nova Época Imóveis preparou esse post que explica o que é substituição de garantia e como ela funciona, além de dar mais dicas sobre como fazer uma transferência de financiamento no caso dos seus planos originais de financiar um imóvel específico mudarem.


Em caso de dúvidas ou para mais informações sobre este e outros assuntos do mercado imobiliário, não hesite em falar com um dos nossos corretores! Se você quer conhecer mais desse mercado e pegar dicas importantes, acompanhe nosso blog que está recheado de conteúdo. E lembre-se: na hora de comprar, vender ou avaliar um imóvel, procure a Nova Época Imóveis, estamos sempre à disposição para te ajudar com o que precisar!


O que é substituição de garantia?


Quando o assunto é financiamento imobiliário, podemos definir o que é substituição de garantia como a efetivação da transferência do financiamento para outro imóvel que seja da mesma propriedade, o que vai liberar a garantia do imóvel financiado atualmente por um banco ou instituição financeira. 


No caso de você financiar um imóvel no banco, por exemplo, ele fica como garantia com a instituição financeira através de alienação fiduciária. Com isso, o imóvel novo só é seu, de fato, quando você completa o pagamento do financiamento. Já no caso da substituição, caso o banco aprove, você vai trocar o financiamento deste imóvel por outro. 


Substituição de garantia vale tanto para financiamentos imobiliários quanto de veículos?


A resposta é sim. Se você já ouviu a expressão substituição de garantia, pode estar mais acostumado a vê-la quando se trata de financiamento de veículos, porém, ela também pode ser feita no caso de bens imóveis. Por conta dos valores maiores e das regras mais rígidas para financiar um imóvel, é no caso de financiamento de automóveis que podemos observar mais flexibilidade na hora dessa troca, como o financiamento de um carro pelo outro, por exemplo.


As instituições financeiras costumam permitir a substituição de garantia de veículos quando os pagamentos das parcelas estão em ordem, o financiamento do novo veículo tem valor superior ao já contratado e ele não está alienado, entre outras práticas. Além disso, o cliente ainda precisa pagar a diferença entre os dois. 


Quanto tempo demora uma substituição de garantia? Como funciona?


O processo de funcionalidade da substituição de garantia é bem simples: caso o banco contratado autorize, você pode pedir um novo financiamento, quitando o financiamento que já está em curso. Não é possível realizar uma simples transferência do financiamento do imóvel para outro sem que ocorra venda ou troca de imóveis. 


Já no caso de quanto tempo pode demorar uma substituição de garantia, isso vai variar, afinal, se trata de um novo financiamento. Caso você deseje passar o financiamento para outro imóvel, vai precisar de uma nova análise de crédito e o imóvel também vai precisar ser avaliado. Com isso, podemos concluir que saber quanto tempo demora uma substituição de garantia vai depender dos trâmites envolvidos. 


Vale à pena transferir o financiamento para outro imóvel com substituição de garantia?


Como podemos observar, na prática, a substituição de garantia para imóveis vai exigir a quitação do financiamento imobiliário para, então, financiar o novo imóvel. Nesse caso, se houverem condições vantajosas oferecidas pelo banco ao fornecer o financiamento do novo imóvel, então talvez essa seja uma boa opção caso seus planos originais tenham mudado abruptamente. 


Porém, é importante lembrar de outro fato sobre as diferentes possibilidades de transferir o financiamento de imóvel: a venda de imóveis financiados é mais comum do que a permuta. Com isso, autorizada a venda, o saldo devedor em aberto vai ser quitado e o resto do dinheiro obtido fica com o vendedor. Com essa quantia, o vendedor pode dar entrada em outro imóvel, que pode ser melhor e mais caro, e financiar a parte da quantia que ainda não tem em mãos. 


Afinal, vale à pena assumir um financiamento?


No caso da transferência de financiamento, assumir um financiamento através de um repasse imobiliário é uma possibilidade interessante. Isso porque, em muitas ocasiões, a pessoa que está interessada em repassar o financiamento para outra pode estar pedindo um preço mais em conta para se desfazer do imóvel negociado. 


Porém, na hora de assumir o financiamento de outra pessoa, é importante estar atento a algumas questões:

 

  • Banco credor autoriza a operação;
  • Comprador não cogita fazer um contrato de gaveta, que traz insegurança jurídica e pode custar caro ao comprador;
  • Custos atrelados não aumentam muito o preço;
  • Valores estão sendo negociações de forma clara.


Gostou do nosso post? A Nova Época Imóveis espera ter conseguido esclarecer esse assunto para você! Porém, caso ainda restem dúvidas, fale com um dos nossos corretores pelo nosso site ou pelas redes sociais. E se você pensa em fazer um financiamento imobiliário, nossa equipe está pronta para te ajudar a tomar a melhor decisão! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":