Tabela Price: entenda o que é e como funciona no financiamento imobiliário

27/10/2023min de leitura

Se você nos acompanha, provavelmente está cansado de saber que a compra de um imóvel, seja ele novo ou usado, requer um bom conhecimento de algumas complexidades financeiras e do mercado imobiliário. Para isso, uma detalhada e minuciosa pesquisa deve ser feita antes mesmo de você começar a procura pelo novo imóvel. 


Nessa jornada de adquirir um novo lar, além de encontrar o imóvel perfeito, você também visa fazer o melhor negócio possível. Com isso, é aqui que entra a Tabela Price, uma ferramenta que pode ser sua grande aliada nesse processo de compra de imóvel através do financiamento imobiliário. Quer saber mais sobre o assunto? Então chegou ao lugar certo!


A Nova Época Imóveis preparou esse post com tudo o que você precisa saber sobre a Tabela Price, além de mostrar como ela funciona no financiamento imobiliário. Em caso de dúvidas, ao final desse post ou para mais informações fale com um dos nossos profissionais e não deixe de nos acompanhar em nosso blog e nas redes sociais.


Afinal, como funciona a Tabela Price?


Para quem não está familiarizado com esse termo, a Tabela Price é um sistema de amortização muito usado em empréstimos. Ela opera com um objetivo central: parcelas constantes. Ou seja, significa que, ao longo do período de empréstimo, a quantia que você paga mensalmente permanecerá uniforme. Esse valor consistente é alcançado pela combinação de pagamentos de juros e amortização do principal.


Já o cálculo das parcelas na Tabela Price leva em consideração os juros sobre o valor ainda pendente e a divisão equilibrada da amortização do empréstimo. De cara, as parcelas serão compostas principalmente por juros, enquanto a parte da amortização aumenta de maneira gradual. Esse sistema procura fornecer mais previsibilidade e estabilidade nas parcelas, facilitando o planejamento financeiro de quem planeja mudar de lar.


Quais as vantagens da Tabela Price?


Agora que entendemos como a Tabela Price funciona, vamos falar sobre algumas das suas vantagens. Um dos principais benefícios desse modelo é a previsibilidade das parcelas, o que permite que você planeje seu orçamento com mais segurança, uma vez que as parcelas permanecem constantes ao longo do contrato.


Além disso, a Tabela Price pode se mostrar particularmente vantajosa em situações em que os juros estão aumentando gradualmente ao longo do tempo. Isso acontece por conta das taxas de juros que afetam diretamente a parcela de juros em cada pagamento mensal. Com esse modelo, as parcelas vão permanecer constantes ao longo do empréstimo, o que significa que qualquer aumento nos juros é distribuído e amortizado ao longo do período do empréstimo.


Com isso, embora o aumento das taxas de juros possa levar, inicialmente, a um pequeno aumento nas parcelas, esse impacto é suavizado ao longo do tempo, proporcionando uma maior estabilidade e previsibilidade para o comprador. 


E quais os riscos da Tabela Price?


Mesmo com tantas vantagens, é importante estar ciente de que nem tudo são só flores. A Tabela Price também possui desvantagens e uma delas é o custo total do empréstimo. Por conta da estrutura das parcelas, a maior parte dos juros é paga nos estágios iniciais do empréstimo. O resultado disso é um custo total potencialmente maior se comparado com outros métodos de pagamento, como o Sistema de Amortização Constante, por exemplo.


Por conta disso, antes de escolher o modelo da Tabela Price, é recomendável comparar os custos totais deste com as outras opções disponíveis no mercado para tomar uma melhor decisão para o seu caso. 


Quais outros métodos de amortização existem no mercado?


Price ou SAC: comparando os modelos


Para comparar esses dois modelos de amortização, primeiramente é preciso entender que cada um deles possui suas vantagens. Portanto, compreender as diferenças entre a Tabela Price e o Sistema de Amortização Constante é a melhor forma de escolher entre essas opções. Ao passo que a Tabela Price oferece parcelas contantes, o SAC apresenta uma abordagem diferente, com parcelas iniciais maiores que vão diminuindo com o tempo.


Ou seja, a principal diferença entre esses dois métodos está na distribuição dos juros e da amortização. Na Tabela Price, os juros são altos no começo, enquanto no SAC a amortização é mais uniforme desde o começo. Entender essas diferenças vai te ajudar muito na hora de escolher a opção mais alinhada com suas necessidades financeiras. 


Quando a Tabela Price é usada?


1. Empréstimos imobiliários


A Tabela Price é uma das escolhas mais populares em empréstimos imobiliários, o que permite que os compradores financiem a compra das suas casas. No contexto de empréstimos imobiliários, esse modelo oferece parcelas constantes que podem ajudar os compradores a se planejar financeiramente, organizando os pagamentos mensais de maneira mais eficaz.


2. Financiamento de veículos


Porém, a compra de imóveis não é o único momento em que este modelo de amortização é usado. Além de imóveis, a Tabela Price também encontra aplicação em financiamentos de veículos, ou seja, ao financiar a compra de um carro, a previsibilidade das parcelas da Tabela Price pode ser uma grande vantagem.


Como calcular parcelas com a Tabela Price?


Agora chegou o momento de falarmos sobre como se calculam as parcelas com a Tabela Price. Para chegar ao resultado de um financiamento feito com este sistema de amortização, é necessário seguir alguns passos:

 

  • Taxa de juros e prazo – determine a taxa de juros anual e o prazo do empréstimo em meses;
  • Fórmula da parcela – use a fórmula da Tabela Price, uma equação matemática específica usada para calcular o valor da parcela constante e leva em consideração a taxa de juros, o prazo e o valor principal do empréstimo;
  • Cálculo dos juros – a parte dos juros em cada parcela é calculada ao multiplicar o saldo devedor, ou seja, o valor principal não pago pela taxa de juros;
  • Amortização – a parte da amortização em cada parcela é obtida subtraindo a parte dos juros da parcela total;
  • Saldo devedor – atualize o saldo devedor subtraindo a parte da amortização da parcela 
  • anterior;
  • Parcela constante – por fim, você deverá somar a parte dos juros e a amortização para chegar na parcela constante que deverá ser paga todo mês.


Esse passo a passo pode parecer trabalhoso de ser realizado sozinho, por isso, recomendamos fazer uma simulação de financiamento para ter os números exatos de maneira mais prática e rápida. 


A Nova Época Imóveis espera que você tenha compreendido e tirado todas as suas dúvidas sobre a Tabela Price. Não deixe de nos acompanhar para mais informações importantes sobre o mercado imobiliário que podem ser de grande ajuda na hora da compra de um imóvel. 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":