TED ou Cheque Administrativo: descubra a melhor forma de pagar pelo imóvel

29/03/2023min de leitura

Sabemos que a compra de um imóvel é provavelmente uma das maiores que você fará na vida. Ao realizar uma transação que envolva uma quantia tão grande de dinheiro, é interessante procurar usar um método de pagamento que ajude a garantir a maior segurança possível para todas as partes envolvidas. O TED e o cheque administrativo são excelentes opções de pagamento de compras que envolvem valores muito altos, especialmente o cheque.


Isso porque o cheque administrativo dá uma maior garantia para o vendedor de que esse cheque realmente possui fundos e o valor será quitado. Além disso, cheques administrativos também podem ser usados principalmente quando o valor será pago à vista, como na compra de um imóvel, por exemplo. Para evitar que o comprador carregue consigo um valor tão grande na hora de fechar o negócio, é possível ele somente entregar um cheque administrativo ou realizar uma transferência. 


No entanto, o uso desse tipo de cheque não é mais tão comum por conta das vantagens e facilidades proporcionadas pelos sistemas de internet banking, que possibilitam o comprador realizar transferências online como o TED. Ambas as modalidades de pagamento são extremamente seguras, porém, existem notáveis diferenças entre essas opções, além de vantagens e desvantagens em escolher cada uma.


Quer entender mais do assunto para saber qual a melhor opção de pagamento na hora de comprar um imóvel? Então fique ligado aqui porque a Nova Época Imóveis preparou esse post para mostrar as vantagens e as desvantagens de cada uma dessas opções. Em caso de dúvidas ou para mais informações sobre o assunto procure um dos nossos corretores, eles estão sempre à disposição para te ajudar com o que for necessário!


O que é Cheque Administrativo?


Antes de mais nada, é importante compreendermos o que são essas duas modalidades de pagamento. Primeiramente vamos falar sobre o cheque administrativo, que nada mais é do que um cheque emitido já com seus valores preenchidos e o fundo aprovado pelo banco ou correntista. Por já possuir o saldo garantido, se torna uma opção mais segura para quem o recebe.


Essa modalidade de cheque garante que o valor que está no cheque está disponível no banco, assim, não é possível sua devolução por falta de fundos ou por qualquer outro motivo. Isso torna o cheque administrativo a melhor e mais confiável modalidade para o beneficiário. Esse tipo de cheque pode ser solicitado diretamente pelo caixa de um banco ou pelo gerente da conta. No momento em que o cheque administrativo é emitido pelo banco, o valor nele já é debitado automaticamente na conta do correntista. 


Certos bancos possibilitam a emissão de cheques administrativos por não-correntistas, porém, é necessário que a pessoa realize o pagamento do valor do cheque no momento da emissão do mesmo. Além disso, cheques administrativos são sempre nominais e, por isso, no momento da emissão é preciso ter em mãos o nome completo do beneficiário e seus dados bancários. Os bancos costumam cobrar uma taxa administrativa para a emissão desses tipos de cheque, que vai variar entre as instituições. 


O que é TED?


Também conhecida como Transferência Eletrônica Disponível, o TED é uma transferência bancária que ocorre diretamente entre contas, sem a necessidade de saques ou depósitos. Criado em 2002 pelo Banco Central, o TED visa melhorar a antiga transação DOC, por ser mais rápida e sem valor máximo de transação, podendo ser feita entre contas de um mesmo banco ou entre contas de bancos diferentes.


O serviço de TED costuma ser cobrado pelo banco emissor da transação financeira, assim como o cheque administrativo, e as taxas podem variar de acordo com a instituição financeira, assim como com a forma que ela é realizada, podendo ser via atendimento pessoal ou eletrônico. Para realizar um TED é preciso ter a quantia total da transferência na sua conta, além de ser necessário ter as informações sobre o beneficiário, como CPF ou CNPJ e dados bancários. 


Transferências realizadas com TED só podem ser feitas em um horário específico das 6h30 às 17h. Fora desse horário, esse tipo de transação só pode ser realizada através de agendamentos, que costumam ser feitos para cair no próximo dia útil. 


Vantagens do Cheque Administrativo


Uma das maiores vantagens de escolher pagar com o cheque administrativo é a impossibilidade da devolução do cheque por falta de fundos ou qualquer outro problema. Além disso, também não é necessário aguardar o valor ser transferido para a assinatura da Escritura. 


Desvantagens do Cheque Administrativo 


Uma das desvantagens desse tipo de pagamento é que não pode ser realizado de maneira remota e exige que o emissor vá pessoalmente em uma agência pegar o cheque antes da negociação. Além disso, por não ser uma transferência direta, essa modalidade exige que o beneficiário realize o depósito manual do cheque na conta. 


Vantagens do TED


Por ser uma transferência direta entre contas, uma das vantagens do TED é que o beneficiário não precisa fazer nenhum depósito, além de poder ser realizado de forma completamente remota. Além disso, por ser realizado somente dentro de um horário limite, o valor é transferido diretamente para a conta do beneficiário. 


Desvantagens do TED


Caso o valor a ser transferido extrapole os limites da transação da conta do emissor, ele precisará solicitar a alteração desse limite, o que é uma das desvantagens. Em alguns casos, a transferência também pode demorar até mesmo algumas horas para acontecer, o que pode acabar atrasando algumas situações, como a assinatura da escritura. Outra desvantagem dessa modalidade de pagamento é que negociações onde o TED não pode ser realizado no momento de forma remora é necessário que seja feita anteriormente, gerando um possível desconforto ao comprador. 


Ambas as modalidades de pagamento oferecem muita segurança tanto para quem compra quanto para quem está vendendo um imóvel. Vai depender do comprador analisar as especificidades de cada um e decidir qual se adequa melhor ao seu estilo de compra.


A Nova Época Imóveis espera que, com essas informações, fique mais fácil de decidir como pagar pelo seu novo imóvel. Em caso de dúvidas ou para mais informações fale com um dos nossos corretores e se você estiver procurando um imóvel não deixe de visitar nosso site ou uma das nossas lojas, temos mais de 17 mil imóveis disponíveis em todo o RJ! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":