Telhado colonial: conheça os tipos, as vantagens e as desvantagens do seu uso

15/03/2024min de leitura

O telhado é uma das partes mais importantes de uma construção, afinal, ele será o responsável por proteger a casa contra chuvas, ventos e outras intempéries. Além disso, ele também é um elemento estético importante, uma vez que contribui para a beleza da construção como um todo. Entre os modelos de telhado disponíveis no mercado, o colonial é uma opção clássica e elegante que se destaca entre os outros por sua funcionalidade e beleza.

A elegância atemporal do telhado colonial combina com tradição e funcionalidade, mantendo sua relevância no mercado brasileiro. Em certas regiões do país, além da valorização da estética simples de um imóvel, as condições climáticas também vão influenciar na escolha do telhado colonial. Conhecido por ser uma cobertura de telhado que possui várias águas, formando uma estrutura inclinada composta por telhas cerâmicas ou de concreto que se encaixam umas nas outras, criando uma superfície durável e resistente.

Muito comum em construções mais antigas, porém, ainda muito usado em projetos mais modernos, o telhado colonial conquista todos que o conhecem. Quer saber mais desse tipo de telhado? Então continue por aqui, pois a Nova Época Imóveis veio falar um pouco mais sobre as características do telhado colonial, além das suas vantagens e desvantagens. Não deixe de nos acompanhar aqui no blog e em nossas redes sociais para mais conteúdos sobre o mercado de imóveis, decoração e construção!

Afinal, o que é o telhado colonial?

Conforme comentamos mais acima, esse é um tipo de cobertura onde as telhas ficam aparentes, com uma inclinação que pode variar entre uma, duas, três ou quatro águas, determinando a direção do telhado, ou seja, o caminho que a água da chuva fará ao escoar. Esse tipo de telhado funciona basicamente com telhas encaixadas e apoiadas por uma estrutura de madeira. 

Vamos conhecer agora as principais características do telhado colonial, para que você saiba diferenciá-lo dos outros e entenda suas qualidades.

Quais as principais características da telha colonial?

O telhado colonial tem algumas características marcantes que ajudam a diferenciá-lo de outros modelos de telhado, sendo a principal delas sua inclinação, que costuma ser mais acentuada do que em outros modelos de telhado, como o telhado embutido, por exemplo. Essa inclinação é a responsável por uma boa drenagem da água da chuva, evitando infiltrações e outros problemas relacionados à umidade. 

Outra característica importante desse tipo de telhado é sua estrutura em várias águas, que permite uma melhor ventilação e iluminação natural no imóvel. Essa estrutura ainda ajuda a dissipar o calor, tornando a casa mais fresca e agradável, principalmente nas regiões mais quentes. Esse tipo de telhado costuma ser construído com telhas cerâmicas ou de concreto, materiais mais resistentes e duráveis.

Essas telhas também são muito bonitas e contribuem para a estética da construção. Porém, é importante destacarmos que o peso das telhas precisa ser considerado na hora de projetar a estrutura da casa, pois isso evitará problemas estruturais futuros. 

Vantagens da telha colonial

Esse tipo de telhado apresenta várias vantagens em relação a outros modelos de telhado, sendo uma das principais a sua elegância, que anda lado a lado com sua beleza, ajudando a conferir um charme especial à construção. O telhado colonial é ideal para casas com estilo colonial ou rústico, mas pode ser facilmente adaptado a outros estilos de construção. Além disso, o telhado colonial não exige muita manutenção, outra vantagem importante. 

Sua estética não é a única vantagem que chama atenção, uma vez que esse tipo de telhado também oferece uma boa proteção contra as intempéries, como ventos e chuvas fortes. Sua capacidade de proporcionar boa ventilação no imóvel, uma vez que a estrutura em várias águas ajuda a dissipar o calor e tornar o ambiente mais fresco, é outra vantagem que ganha muitos pontos na hora da compra. 

Desvantagens da telha colonial

Apesar das muitas vantagens, o telhado colonial também possui algumas desvantagens que podem ser consideradas na hora da escolha do melhor modelo de telhado para a sua casa. Uma dessas desvantagens é o custo mais elevado em comparação a outros modelos de telhado, como o embutido, por exemplo. Isso se dá à maior complexidade de estrutura do modelo colonial e à necessidade de materiais de qualidade para garantir durabilidade do material.

Outra desvantagem importante que também precisa ser considerada é o peso do telhado colonial, afinal, ele exige uma estrutura de suporte mais robusta e resistente. Isso pode acabar contribuindo para o aumento do custo total da construção, exigindo um projeto ainda mais detalhada para garantir a segurança do imóvel e de todos os que moram nele. 

Qual a durabilidade de um telhado colonial?

Conforme comentamos algumas vezes acima, a telha colonial tem alta resistência e durabilidade, logo, pode ser mantida por vários anos. Existem diversas casas centenárias com telhado colonial no país, porém, para garantir uma vida útil prolongada, é inevitável realizar a manutenção periódica, realizando a limpeza das calhas e dos rufos, assim como a substituição de telhas danificadas. 

Por conta disso, essa cobertura é mais indicada para regiões do país com maior índice de chuva e para proprietários que desejam uma arquitetura mais tradicional, que também é acolhedora e tem um ar de casa.

Conseguiu entender a diferença do telhado colonial para os demais tipos de telhado do mercado? Essa é uma ótima opção se você gostaria de trazer um ar mais rústico, acolhedor e tradicional para a sua casa, mas antes de escolher essa opção, não deixe de pesquisar todas as que estão disponíveis no mercado! E para conhecer as casas que temos disponíveis no nosso catálogo, não deixe de conferir nosso site www.novaepoca.com.br!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":