Tempo de qualidade: Como aproveitar mais a sua família?

10/03/2021min de leitura

Você sabe a diferença entre quantidade e qualidade de tempo? Entenda como fazer os momentos em família renderem mais!

Embora o tempo seja um recurso escasso nos dias atuais, usá-lo com sabedoria é a chave para dar conta das obrigações e ainda conseguir passar bons momentos em família.

Nesse sentido, o tempo de qualidade vem de encontro às necessidades das famílias modernas, significando que uma boa relação pode ser construída mesmo em meio a uma rotina corrida.

Quer saber mais como conseguir tempo de qualidade com a família e curtir bons momentos juntos? Confira as dicas!

A importância do tempo de qualidade em família

Passar um tempo em família tem benefícios tanto no âmbito coletivo quanto no individual, fortalecendo os laços familiares e, ao mesmo tempo, contribuindo para uma rotina mais agradável que alivia o stress e a pressão da vida profissional.

Para quem tem filhos, o tempo de qualidade em família é ainda mais importante para participar ativamente da vida das crianças, contribuindo para o seu desenvolvimento, cultivando memórias e avaliando seu comportamento e crescimento em geral.

Além disso, esses momentos também são importantes para a vida do casal, que tende a deixar a relação entre as últimas prioridades em meio a uma rotina cheia de tarefas e compromissos.

Agora que você já sabe por que é importante reservar um tempo de qualidade em família, pode estar se perguntando como incluí-lo em sua rotina, não é mesmo? 

Como aproveitar o tempo com a família

Separe um dia da semana para priorizar a família. Embora nem todas as famílias disponham de muitos dias seguidos para descansar, é ideal que separem pelo menos um período da semana para priorizar a família. Mesmo que não seja possível ter um dia inteiro sem outros compromissos, vocês podem estipular parte do sábado ou domingo para que todos estejam em casa e compartilhem algumas horas juntos.

Desligue o celular enquanto estiverem juntos.

Mesmo que você planeje dois dias seguidos para estar com a família e prepare refeições elaboradas no jantar diário, de nada vai adiantar esse esforço se cada um ficar imerso no seu celular durante esses momentos.

Faça programas que agradem a todos

Na ânsia por mais momentos juntos, muitos pais e cônjuges acabam impondo que os membros da família deixem de fazer o que gostam para adentrar em atividades que não lhe agradam. Isso acaba trazendo o resultado oposto ao conceito de tempo de qualidade, desperdiçando assim o precioso tempo de todos os familiares e criando uma situação desagradável. Para evitar que o tempo em família vire uma obrigação, seja criativo e encontre programas que sejam do interesse de todos. 

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":