Tendências de decoração para 2022: dicas do que vai estar em alta no próximo ano

03/01/2022min de leitura

Todo ano existe uma tendência que promete bombar e para o próximo ano não poderia ser diferente. Depois da fase de isolamento social adotado durante o período da pandemia, uma grande conclusão que todos chegaram é: precisamos de espaços mais confortáveis onde morar, principalmente com o trabalho remoto, que agora muitas empresas estão adotando como norma. 


Além de conforto, outra necessidade que temos e ficou clara esse ano é a praticidade. Com a tecnologia, cada vez estamos mais necessitados em ter praticidade na vida e no dia a dia e isso inclui o lugar onde escolhemos morar. Por conta disso, a estética “comfy” foi impulsionada em toda indústria, atingindo também o segmento de decoração.


Com isso, bem-estar, aconchego e naturalidade são as palavras-chave que marcam as principais tendências para o setor de decoração. Para mostrar as novas tendências que estarão em evidência em 2022, a Nova Época Imóveis elaborou esse post para trazer para você quais objetos de decoração vão estar em alta no ano que vem, segundo especialistas.


1. Conforto em primeiro lugar


São tempos diferentes, muita coisa mudou e, como dissemos aqui em cima, agora ter conforto em casa é uma prioridade. Ou seja, cada vez mais as pessoas estão deixando o quesito beleza em segundo lugar, quando se trata de um lugar para morar, e priorizando o que seja mais confortável. Isso vale também na escolha dos objetos para casa. 


A praticidade de uso, a facilidade de limpeza, a resistência, a sensação ao toque e até mesmo a temperatura agora são grandes determinantes na hora de decidir quais objetos comprar para casa. Já a beleza, em um plano secundário, está mais relacionada com o impacto visual e emocional que esses objetos podem provocar. 


Com base em tudo isso, especialistas preveem que em 2022 os objetos de decoração em cores neutras, bordas arredondadas e acabamentos lisos serão os mais vendidos. Por isso, se você quer mais conforto em casa, fique atento à essa dica!


2. Minimalismo é a palavra-chave


O ditado “menos é mais” é o segredo nessa dica. Vai de cada um o que é mais confortável ou não, porém, um imóvel que tem sua decoração composta por muitos objetos nem sempre vai oferecer o conforto que desejamos. É possível que ambientes decorados com muito menos elementos nos ofereçam mais conforto, principalmente na hora de circular pela casa. 


O minimalismo na decoração ajuda, ainda, na luminosidade do ambiente. Uma casa ou apartamento decorados com menos itens pode parecer mais clara, mais limpa, bem organizada, arejada e até mesmo cheia de boas energias, afinal, deixar a luz do sol entrar faz toda a diferença. E uma das tendências para 2022, já muito valorizada no design oriental, é o minimalismo. 


3. Volta dos objetos dourados na decoração


As cores, as texturas e o inconfundível brilho das cores metalizadas sempre foram muito explorados em projetos de decoração. Ultimamente, temos visto crescer o uso de elementos decorativos em prata, bronze, cobre, inox fosco e até rose gold. Agora, especialistas apontam que os objetos dourados virão com tudo no próximo ano. 


Parte dessa volta tem a ver com o simbolismo que essa cor carrega, representando riqueza e prosperidade, o que muitos desejam. Por outro lado, tem a ver também com a volta de vários estilos de decoração do passado, dentre eles alguns que estiveram em alta nos anos 60. O estilo vintage dos anos 20 é outro a ser destacado para o próximo ano. Bastante sofisticado, seus traços foram inspiração de inúmeros objetos de decoração na atualidade.


4. Decoração anos 60 volta com tudo


Vivemos tempos de muita nostalgia e, como dissemos no item anterior, isso trouxe de volta o estilo de decoração dos anos 60. Passar muito tempo em casa com a família, como foi nos últimos dois anos, fez muitos refletirem sobre a vida, sobre o que de fato nos faz feliz e até mesmo sobre como será o futuro, considerando as tantas transformações que vivemos. 


Com essa nova maneira de pensar, 2022 promete trazer a volta dos anos 60 na decoração, com cores bastante vivas, uso de objetos de decoração em materiais naturais, peças que expressam manifestações culturais, como artesanato e tapeçaria, e elementos em formas geométricas e linhas orgânicas. 


5. Mudança de ambientes


Com o conforto agora sendo prioridade, a volta dos ambientes integrados promete vir com tudo no próximo ano. A criação de ambientes em conceito aberto, ou integrados, vem em alta principalmente porque esses espaços são criados com muita versatilidade e permitem o convívio das pessoas, o trabalho e a rotina do dia a dia, além de serem, ainda, ambientes de lazer. 


Além disso, ambientes em conceito aberto são conhecidos assim na arquitetura porque uma das suas principais características está na ausência de paredes para dividir os ambientes, o que cria uma sensação de espaços maiores e garante mais funcionalismo aos espaços. Esse conceito tem como finalidade criar um lar mais prático e funcional, duas necessidades em alta no momento, além de deixar o ambiente cheio de estilo.


6. Paredes vão ganhar novo significado
 

Há algum tempo, paredes lisas eram a aposta certa, principalmente para quem queria criar um ambiente mais clean e sofisticado. Porém, agora, depois de tudo o que vivemos, a pedida é investir nas paredes para contar histórias. Paredes vestidas com significados pessoais através de quadros, fotografias e outros objetos estão ganhando cada vez mais espaço.


Quadros, dos menores aos maiores, são uma tendência que vai chegar com tudo e porta-retratos com lembranças de família mais ainda, afinal, se tem uma coisa que os últimos anos nos ensinaram é dar valor às pessoas e experiências e não tem forma melhor de valorizar do que reservar um espaço na sua casa para lembranças importantes. Além disso, as lembranças também trazem conforto. 


Gostou das nossas dicas de tendências de decoração para 2022? Viu que não precisa gastar muito para dar uma repaginada no seu lar? E lembre-se: quando falamos em decoração, o importante é termos parcimônia. 


Para mais dicas de decoração, de turismo e informações sobre o mercado imobiliário, não deixe de conferir o conteúdo do nosso blog! Em caso de dúvidas, nossos corretores estão sempre à disposição. 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":