Tipos de churrasqueiras para apartamentos disponíveis no mercado

02/10/2023min de leitura

Qual brasileiro não tem uma paixão por churrasco? É possível contar nos dedos de uma mão quantos não ligam, afinal, é cultural se reunir com os amigos e a família para um churrasco, e poder fazer isso em casa é o paraíso. Porém, atualmente, as casas foram dando lugar aos apartamentos e os quintais às varandas. E para ter uma churrasqueira em apartamento, é importante fazer muita pesquisa e um projeto bem estruturado, pois elas precisam ser compatíveis com o espaço, as suas necessidades e as normas do condomínio.


Por isso, antes de ir colocando uma churrasqueira a carvão na sua varanda, é preciso compreender as permissões do prédio onde você mora. Além disso, atualmente existe uma grande variedade de modelos de churrasqueiras de apartamento a carvão que podem ser mais úteis para as suas necessidades.


Para te ajudar a entender qual modelo melhor se encaixa nas especificações do seu prédio, das suas necessidades e estilo de vida, a Nova Época Imóveis trouxe para você esse post com tipos de churrasqueiras disponíveis para o seu tipo de apartamento e as vantagens de cada uma. E se você está procurando por mais dicas sobre decoração, não deixe de acompanhar nosso blog.


Tipos disponíveis de churrasqueiras para apartamento.


Churrasqueira a carvão


Esse é um dos tipos de churrasqueira mais usados e conhecidos, elas tanto podem ser portáteis quanto fixas, e podem já vir no projeto da varanda de um apartamento com churrasqueira. No caso das portáteis, podemos encontrar modelos com tampa, que também são conhecidas como churrasqueiras de bafo, ideais para assar peças de carne maiores.


Além disso, você também pode encontrar uma churrasqueira de mesa a carvão, ideal para sacadas de apartamentos, ainda mais práticas do que as portáteis. Esse é o tipo ideal para quem tem varanda pequena. Elas ainda podem ter rodinhas, facilitando na mobilidade até mesmo para viagens.


Churrasqueira a gás de embutir


Esse tipo de churrasqueira é um modelo de parede para apartamentos, conhecidas por serem menores e mais práticas para a rotina. Isso se deve ao fato de elas serem conectadas com o sistema de gás do próprio apartamento. Para quem procura por uma churrasqueira para apartamentos mais compactos, essa é a opção perfeita. 


Além de prática, esse modelo de churrasqueira traz um toque mais moderno para o ambiente por ser feita de inox e ter um design mais arrojado. Outra vantagem é que ela não produz muita fumaça, perfeito para quem tem varanda gourmet.


Churrasqueira elétrica


A churrasqueira elétrica é um modelo que traz muita comodidade e praticidade para os almoços de final de semana. Além de preservar mais o sabor das peças, também é um modelo que não produz fumaça. Ou seja, é o modelo perfeito para qualquer tipo de apartamento, seja ele maior ou mais compacto. Esse modelo de churrasqueira pode ser encontrado como bivolt e é muito prática para limpar. Além disso, você também pode levá-la para qualquer lugar. 


Churrasqueira ecológica


A churrasqueira ecológica é um modelo que também não produz fumaça, pois a gordura da carne não escorre pelas grelhas até a brasa. O carvão usado fica ao lado da grelha, ajudando a evitar fumaça e fuligem, sendo o modelo perfeito para apartamentos. 


Dicas de como escolher a churrasqueira ideal para o seu apartamento
 

Agora que já conhecemos os modelos de churrasqueiras e suas vantagens, vamos enumerar algumas dicas que vão te ajudar a escolher o modelo ideal para o seu cantinho. Para isso, é importante avaliar alguns fatores, como:


Leve a decoração em consideração


Pode parecer uma dica boba ou óbvia, mas uma bela decoração na cozinha ou na varanda pode ser facilmente comprometida com apenas a instalação de uma churrasqueira. Por conta disso, é preciso considerar esse aspecto na hora de escolher o modelo ideal. Afinal, caso seja necessário fazer qualquer obra, todo o investimento em decoração será comprometido.


Verifique as regras do condomínio


Outra dica importante é verificar as regras do condomínio sobre o assunto. As regras do condomínio são fundamentais e vão guiar você na escolha da churrasqueira, pois pode ser que o edifício não tenha estrutura adequada para a instalação de certos modelos fixos. Além disso, a fumaça pode ser um problema com os vizinhos, te forçando a adotar uma opção a gás ou elétrica. 


Considere o tamanho e o espaço disponível


Por mais que você goste do tradicional churrasco e possa fazer outros pratos, como pizzas, no modelo de alvenaria, ele pode se mostrar não muito prático no seu espaço disponível. Por conta disso, é essencial conhecer o tamanho real que uma churrasqueira ocupará, assim como a estrutura para sua instalação, para ver se ela é de fato adequada para o espaço que você tem, mesmo no caso de um apartamento com varanda.


Pesquise bem o modelo que você quer


Como podemos observar, existem diversos tipos de churrasqueira para apartamento no mercado. Por exemplo, alguns são muito modernos e sustentáveis, mas podem ter custos muito mais elevados. No entanto, após entender qual tipo de churrasqueira você pode ter no espaço que tem disponível, vale à pena pesquisar várias opções para conseguir o melhor custo-benefício.


Faça as contas para não se prejudicar


Ter uma churrasqueira não envolverá somente a compra do aparelho ou a construção da sua estrutura, afinal, ela consome recursos. Como podemos observar acima, o modelo a carvão pode ser mais econômico, já que você só vai gastar quando usá-lo. No entanto, também é menos ecológico e pouco prático. Já no caso dos modelos a gás e elétrico, é importante considerar esses gastos na conta mensal, principalmente se você faz muito churrasco. 


Considere o seu estilo


Um aspecto importante na hora de decidir qual dos tipos de churrasqueira para apartamento usar no seu, é importante considerar o seu estilo de vida. Caso você faça churrascos esporadicamente para pequenos grupos de pessoas, não há porque investir em uma de grande estrutura. Nesse caso, uma churrasqueira portátil pode cair muito bem. Porém, se o seu apartamento tem toda a estrutura, como uma boa varanda gourmet, que te permite receber muitas pessoas, será necessária uma churrasqueira maior, que atenda a essas reuniões de forma completa, como o modelo de alvenaria.


Ter uma churrasqueira em casa é uma ótima opção para quem gosta de se reunir com os amigos e a família, seja em pequenas ou grandes reuniões. Porém, é importante estar atento aos vários tipos de churrasqueiras disponíveis, de acordo com o condomínio onde você mora. A Nova Época Imóveis espera que essas dicas facilitem a sua vida na hora de escolher uma churrasqueira de apartamento para o seu cantinho! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":