Transição do berço para a cama: entenda como lidar com essa mudança e adequar o quarto para ela

19/10/2023min de leitura

Para muitos papais de primeira viagem, a mudança de uma criança de um berço para uma cama pode parecer um processo complicado e desafiador. Isso porque esse se trata de um período que pode gerar preocupações com relação à segurança do seu pequeno, especialmente com possíveis quedas, escorregões e as saídas do quarto. 


Esse momento pode impactar bastante o lado emocional de qualquer um, pois os pais também vão precisar se adaptar à sensação do filho estar crescendo rápido demais. Essa fase pode ser bem intimidante, porém é muito mais importante para a criança, afinal, é uma parte fundamental no seu desenvolvimento natural. Por conta disso, é fundamental ser paciente e poder contar com algumas dicas para se preparar e preparar o quarto da criança para esse momento. 


Quer entender melhor como se preparar para a chegada desse momento na vida do seu filho? Então continue conosco, pois a Nova Época Imóveis preparou esse post com dicas que vão ajudar a facilitar e muito essa fase! Se você está procurando por mais dicas para o dia a dia, sobre decoração ou o mercado imobiliário, não deixe de acompanhar nosso blog


Qual o momento certo de fazer a transição do berço para a cama infantil? 


A transição do berço para a cama infantil é um momento muito pessoal, ou seja, não existe uma regra clara para esse momento na vida de uma criança e cada uma tem o desenvolvimento de uma maneira diferente. Com isso, assim como o desfralde e a introdução ao alimento sólido, não tem um tempo certo para deixar o berço. 


No entanto, como é muito natural que os pais já conheçam seus filhos, fica mais fácil de saber qual será a hora certa que essa mudança vai acontecer. Alguns bebês podem começar a mostrar indícios desse desenvolvimento com apenas 18 meses, porém, outros podem demonstrá-los somente aos dois ou três anos. Mas calma! Isso não significa que tem algum problema com seu bebê, afinal, cada um tem seu tempo e é importante respeitar isso para uma transição mais fácil. 


Quais os sinais de que seu filho está pronto para deixar o berço? 


Agora que já falamos sobre o melhor momento de fazer a transição do berço para a cama infantil, vamos apontar os principais sinais de que seu baixinho está pronto para ele:


O berço está ficando muito pequeno


É um dos maiores sinais de que chegou o momento da transição de berço para cama para seu filho, por isso, uma dica muito importante para quando você estiver escolhendo o berço da criança é procurar por um modelo não tão pequeno. Isso porque as crianças crescem mais rápido do que podemos imaginar e não seguir essa dica resultará em você tendo que comprar um berço maior ou fazer a transição em um momento que pode não ser o ideal. 


Atualmente no mercado, já existem várias opções de tamanhos e tipos diferentes de berços, tornando sua escolha uma tarefa mais difícil. Por isso, uma boa dica na hora de escolher é procurar pelos maiores. Se você comprou um berço pequeno e seu filho não cabe mais nele, mas você não acha que é o momento de mudar para uma cama infantil ainda, usar o berço de viagem para evitar a compra de um normal pode ser uma boa solução. 


A criança consegue sair sozinha do berço 


Segundo a Academia Americana de Pediatria, outro indício de que chegou o momento de fazer a transição do berço para a cama infantil é quando a altura das grades for menor do que três quartos da altura da criança. Nesse momento, sua altura deve ser equivalente à dos mamilos da criança. É a partir dessa altura que os baixinhos conseguem escalar e saltar do berço sozinhos. 


Porém, antes de sair correndo para trocar o berço por uma cama infantil, é importante analisar se o colchão da cama de bebê está na altura máxima, pois esse é um erro que pode ser comum para papais de primeira viagem. O momento de fazer a transição é quando a criança já consegue escapar do berço com o colchão estando no último nível.


Dicas para uma transição mais tranquila


1. Procure fazer a criança escolher sua nova cama


Caso essa transição aconteça com seu filho já grandinho, ele pode participar de maneira ativa na escolha da nova cama. Esse envolvimento deixará as crianças ainda mais empolgadas e ansiosas para aceitar a cama nova. 


Com isso, podemos concluir que essa animação de poder participar na escolha do novo lugar para dormir pode facilitar muito a transição, porém isso não é uma regra. A criança pode ficar animada para a escolha, no entanto, na hora de dormir pode ficar com medo do novo ambiente. Por isso, é importante tranquilizar os pequenos para que tudo ocorra da melhor forma possível.


2. Converse com os baixinhos sobre as vantagens da mudança 


Outro passo importante nesse processo é conversar com seu filho para que ele saiba que essa nova fase é uma conquista para encorajá-lo na mudança. Dizer que a cama nova é muito mais divertida, que ele já é grandinho suficiente para ter uma são algumas das falas dos pais que vão fazer toda a diferença na transição do berço para a cama infantil. 


3. Prepare o quarto para evitar quedas


Como a criança está acostumada à falta de quedas devido à proteção do berço, elas podem fazer movimentos que vão acabar fazendo-as cair da cama e se machucar. Por isso, é importante preparar a cama para possíveis quedas. A melhor maneira de fazer isso é comprando camas com proteção, porém, caso não seja o seu caso, almofadas ou um colchonete no chão podem ser de grande ajuda para evitar essas tragédias.


Caso o modelo escolhido pelo seu filho seja a bicama, uma boa ideia é puxar a parte debaixo nas primeiras noites, pelo menos até ele se acostumar com a cama nova. Isso ajudará a evitar os machucados causados nas quedas, o que pode deixar as crianças com medo de voltar a dormir na cama nova e terem vontade de voltar para o berço.


4. Não coloque a criança para dormir sem ela estar com sono


É comum que a criança não queira ficar no quarto a princípio, pois agora ela pode sair sozinha a qualquer momento. Uma solução para isso é colocá-la na cama somente quando for a hora de dormir, assim, quando ela acordar na cama, não sentirá um estranhamento tão grande. Além disso, a criança também pode só querer brincar mais, caso você a coloque na cama sem sono. Como ela já terá maior autonomia, ela pode não querer ficar na cama nova.


5. Não deixe a criança voltar para o berço


Por último, porém, não menos importante, é fundamental ter muita paciência nessa transição do berço para a cama infantil. Uma das dicas mais valiosas é não deixar que a criança retroceda ao berço. Isso porque você só tornará o processo ainda mais difícil. Com isso, ao comprar a cama, se livre de uma vez do antigo berço. 


Gostou das nossas dicas? A Nova Época Imóveis espera que elas ajudem na hora de lidar com o processo de transição do berço para a cama do seu filho! Não deixe de nos seguir nas redes sociais e visitar nosso site para conhecer nossos imóveis
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":