Tudo o que você precisa saber sobre o bairro Vila da Penha no Rio de Janeiro

26/12/2022min de leitura

A Nova Época Imóveis já falou de vários bairros de todas as zonas do Rio de Janeiro. Agora chegou a hora de falar da região da Vila da Penha. Localizado na Zona Norte e conhecido por ser predominantemente residencial, a Vila da Penha é um dos bairros mais valorizados da zona onde se localiza. Muito confundida com a Penha Circular e a Penha, a Vila da Penha é muito diferente dessas regiões e tem suas particularidades. 


Você está pensando em se mudar ou morar no Rio, mas ainda não sabe aonde? Nada melhor do que um pequeno tour para conhecer alguns bairros e deixar essa decisão mais fácil! Para isso, a Nova Época Imóveis trouxe esse conteúdo sobre o bairro da Vila da Penha, para que você possa conhecer a região um pouco mais. Se quiser conhecer outros bairros de outras zonas da Cidade Maravilhosa, não deixe de conferir nosso blog! Estamos cheios de conteúdo para te ajudar sempre!


História do bairro da Vila da Penha 


Com mais de 25 mil habitantes, a região começou a crescer em 1920 com o desmembramento e loteamento das inúmeras fazendas e engenhos de açúcar que eram ocupavam ali. A Vila da Penha teve sua urbanização consolidada na década de 1930, com o Projeto de Arruamento e Loteamento. O bairro foi oficialmente delimitado, nomeado e fundado em 1981. 


Atualmente, sua população é majoritariamente de classe média e suas ruas de paralelepípedo compostas por casinhas coloridas com faixadas de azulejo e lindos jardins. Vila da Penha é considerado um dos bairros mais charmosos do Subúrbio carioca. É ainda na Vila da Penha que fica localizada a famosa Igreja da Penha, localizada no cume de um outeiro de pedra.


Vantagens de morar na Vila da Penha 


Educação


O bairro da Vila da Penha é ideal para famílias com crianças ainda em idade escolar. Uma das vantagens do bairro é que ele possui uma grande variedade de escolas públicas e privadas que possuem turmas desde a educação infantil até o ensino médio e cursos preparatórios para o vestibular.


Lazer


A Vila da Penha também é conhecida por ser uma região versátil quando o assunto são opções de lazer. Para os amantes de compras e shoppings, uma ótima opção para se divertir é o Carioca Shopping, que oferece salas de cinema, eventos especiais e muito lazer para as crianças. A abertura desse shopping ajudou a valorizar ainda mais a região, que já possui diversos novos empreendimentos imobiliários. 


Outra opção de lazer, agora para quem gosta de curtir os dias quentes, são os clubes que cercam a região. O Mello Tênis Clube, o Clube Beneficente dos Sargentos da Marinha e a Casa de Viseu ou Rancho Folclórico são algumas opções. O bairro também tem um skate park na Praça Rubey Wanderley, mais conhecida como Largo do Bicão. 


Infraestrutura


Ainda no Largo do Bicão, o novo e moderno parque de skate, aberto em 2012, outra construção que ajudou a valorizar os empreendimentos imobiliários na região, é cercado por comércios, bancos e supermercados. O bairro também possui uma biblioteca, a famosa Biblioteca Comunitária Tobias Barreto de Menezes. 


Transporte


O bairro da Vila da Penha também tem fácil acesso, oferecendo vários pontos de ônibus na sua extensão, além de saídas de metrô e dois ramais de trem que ligam a região a todas as outras zonas da cidade. Você ainda pode se locomover de táxi ou usar algum serviço de carros particular. O bairro se localiza perto da Avenida Brasil e da Linha Vermelha, duas vias que levam para outras regiões da Zona Norte e para a Zona Sul, facilitando o acesso desse bairro a outras regiões. 


Gastronomia


Outra grande vantagem de morar na Vila da Penha é que não é preciso sair da região para comer bem ou se divertir à noite. O bairro oferece várias opções para todos os públicos, gostos e paladares. Por exemplo, se você está procurando lanches rápidos, uma ótima opção na região é o Bistrô do Bacalhau, com famosos bolinhos de bacalhau e bacalhau frito à dorê. 


Outro lugar que vale à pena a visita é o Bistrô Mesamis, que oferece crepes que você mesmo pode montar com os mais variados recheios. Ao escurecer, o restaurante Graça da Vila, que oferece rodízios de massas e pizzas, é uma ótima pedida. 


A Nova Época Imóveis espera ter te ajudado a conhecer um pouco mais o bairro da Vila da Penha! E se você ficou interessado na região ou pensa em comprar um imóvel na região, entre em contato com um dos nossos corretores. Temos imóveis em todas as zonas do Rio de Janeiro, fale conosco para realizarmos esse sonho juntos!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":