Tudo que você precisa saber para divulgar um ponto comercial para venda ou aluguel

09/01/2023min de leitura

A venda de imóveis é um processo demorado, seja o bem um ponto residencial ou comercial. Apesar do momento econômico não parecer muito favorável, financeiramente falando, é possível vender ou alugar seu ponto comercial. No entanto, para que isso aconteça da melhor forma possível, é necessário se atentar a alguns detalhes importantes. 


Um ponto positivo do mercado imobiliário é que, com crise ou não, as vendas ou locações, até mesmo de pontos comerciais, acontecem bastante no país. Isso se intensifica em momentos conturbados, onde fica mais difícil manter um negócio com as portas abertas, pois o segmento de imóveis comerciais tende a sofrer menos com impactos negativos.


Sempre há empresas procurando por novas instalações, seja para inaugurar, ampliar ou até mesmo para procurar alternativas mais baratas de locação. No entanto, o processo de divulgação da venda ou locação de um ponto comercial difere de um residencial e requer mais atenção da imobiliária em alguns aspectos. 


Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? A Nova Época Imóveis trouxe esse conteúdo para explicar tudo o que você precisa saber para divulgar um ponto comercial para venda ou locação. Em caso de dúvidas ou para mais informações entre em contato com um dos nossos corretores e se você está com um imóvel comercial que gostaria de vender, nossos corretores estão sempre à disposição para te ajudar! 


Dicas de como divulgar um ponto comercial


Conheça a realidade do mercado 


A venda e o aluguel de um ponto comercial demandam uma atenção especial do profissional de corretagem. Proprietários de imóveis nem sempre estão informados sobre as variações que ocorrem nos índices de preços, nas tendências do mercado e em outras peculiaridades que vão impactar nesse negócio. 


Para colocar um imóvel à venda ou para locação, seja ele qual for, é necessário entender a situação do mercado imobiliário, ou seja, verificar se é ou não o momento certo para tal. Nesse caso, é responsabilidade da imobiliária pesquisar e estudar melhor tudo o que está envolvido nesse processo para ajudar na tomada de decisões mais certeiras. 


Analise e defina o perfil do cliente ideal 


Para fazer um bom negócio, é importante compreender o perfil dos seus potenciais clientes, ou seja, saber para quem você está divulgando. Isso porque não adianta nada fazer a divulgação do espaço sem um nicho específico. Por exemplo, se o lugar é próprio para um bar ou restaurante, você não vai conseguir vender ou alugar para uma clínica. 


Por isso, assim como todo negócio, aqui também é imprescindível conhecer o perfil dessas pessoas e criar um conteúdo direcionado para elas. Somente assim será possível convencê-las de que o seu ponto comercial é a melhor alternativa para elas. Ter um nicho específico pode traduzir em melhorias voltadas para certo ramo de atividade, além de ajudar a tornar o imóvel mais atraente para eventuais compradores ou inquilinos.


Faça uma boa apresentação do imóvel 


Um imóvel pode parecer estar em perfeitas condições, mas precisar de uma obra ou reforma aqui, ou ali. Por mais simples que sejam, esses pequenos reparos podem ter um efeito negativo na percepção dos clientes em potencial, pois acabam entrando em uma lista mental de “coisas para fazer”. Não é obrigatório fazer a reforma do imóvel para venda ou locação, porém, é importante que o espaço tenha uma boa apresentação. 


Na hora de decidir entre um ou outro imóvel, muitas vezes, um piso manchado, uma porra quebrada ou uma pintura por fazer podem ser decisivos para que o cliente prefira outro imóvel ao seu. Por isso, mesmo não sendo obrigatório ou indispensável fazer uma reforma completa, quanto mais apresentável estiver o imóvel comercial, melhor para seu negócio.


Cuidado com a precificação 


Nem sempre é fácil atribuir o preço certo à venda ou ao aluguel de um imóvel residencial, quem dirá de um ponto comercial. Isso porque existem muitas variáveis envolvidas: se o valor for muito alto comparado à média do mercado, o imóvel pode ser descartado sem que o cliente ao menos o conheça, mas se for baixo demais pode acarretar prejuízos para o proprietário. 


Por isso, é essencial conhecer e entender os preços praticados em outros imóveis comerciais de características semelhantes no mercado. Além das condições do próprio imóvel, é preciso considerar, ainda, a localização, o segmento ao qual ele se destina, a infraestrutura da região, entre outros fatores. Caso você ache que o valor não é o desejado, aguarde mais um pouco para haver a valorização do estabelecimento. 


Tire boas fotos 


A ideia aqui é divulgar seu imóvel da forma mais positiva possível, por isso, é importante que você aposte em fotos de qualidade para chamar a atenção do possível comprador. Se você desejar um trabalho mais profissional ou julgar necessário, contrate um fotógrafo: ele vai saber achar os melhores ângulos e luzes do ambiente. 


Se você prefere fazer isso sozinho, trouxemos algumas dicas de como melhorar a qualidade das suas fotos podem te ajudar muito: 


Encontre ângulos que favoreçam o imóvel; 
Aproveite a luz natural;
Sempre mantenha o alinhamento da imagem, procurando enquadrar bem o que você deseja capturar. 


Nem precisamos dizer que manter a organização do espaço é necessário para tirar fotos de qualidade que atraiam os compradores, certo? 


Divulgue nos lugares certos


Com o espaço bem organizado e após seguir todos os passos acima, chegou o momento de divulgar, ou seja, criar o anúncio do seu imóvel comercial na internet. No entanto, para isso, é preciso saber onde postá-lo. Redes sociais são sempre uma boa opção, porém, para vender ou alugar mais rápido, o mais indicado é que se divulgue nos portais, pois são especializados nisso.


Procure, também, abordar empresas que estão localizadas na mesma região para divulgar o seu espaço. Às vezes até mesmo o antigo boca a boca ajuda a trazer possíveis compradores para o seu imóvel. 


Gostou das nossas dicas? A Nova Época Imóveis está aqui sempre à disposição para te ajudar e nós esperamos que nossas dicas tornem seu processo mais rápido e prático! Não se esqueça de falar com um dos nossos corretores caso você tenha um imóvel comercial que gostaria de vender! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

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