Turismo no Rio: feirinhas que você não pode deixar de conhecer na Cidade Maravilhosa

25/11/2021min de leitura

Antiguidades, roupas, comidinha boa, acessórios, livros, artesanato, como toda boa capital cultural, o Rio de Janeiro não deixa a desejar quando o assunto são as feirinhas de rua. E tem coisa melhor do que fazer um programa que inclui muita cultura de graça? Para quem não sabe, existe uma programação intensa de boas feirinhas realizadas periodicamente, então se você é dessas pessoas que ama um ambiente assim, esse post é para você!

A Nova Época Imóveisfez uma pesquisa e elaborou para você essa lista com algumas dicas das melhores e mais tradicionais feirinhas da Cidade Maravilhosa para te ajudar a “turistar” e se esbaldar da melhor maneira! E lembre-se: para dicas sobre o mercado imobiliário não deixe de conferir nosso blog. 

Feira de Antiguidades da Praça XV 

Nossa lista começa com a Feira de Antiguidades da Praça XV. Você sabia que essa feirinha tem mais de 700 expositores e existe desde 1970? É o lugar perfeito para encontrar peças raras e itens para lá de curiosos.

Essa feira é coordenada pelo Instituto das Feiras Culturais do Brasil, que cuida tanto dos interesses dos comerciantes participantes quanto do público visitante, garantindo segurança, organização e até mesmo barracas padronizadas. Essa feira acontece semanalmente, mais especificamente aos sábados, das 6h às 15h na Praça XV de novembro, no Centro da cidade e fica bem próxima à estação de metrô Carioca. 

Feira da Glória

Essa feirinha consegue reunir uma mistura de feira livre e atrações culturais e atrai diversos visitantes sempre. Realizada todos os domingos das 7h às 14h, além de ter comidas muito apetitosas e lindas flores, a feirinha costuma ter apresentações de samba e chorinho. Você encontra essa feirinha na Avenida Augusto Severo, 2702, perto da estação de metrô Glória. 

Feira Hippie de Ipanema

Desde 1968, na Praça General Osório em Ipanema, a Feira Hippie se tornou ponto de encontro para artistas plásticos e artesãos, reunindo hippies mochileiros de diversos pontos do mundo. Antigamente, bastava estender seu pano no chão e vender suas artes. 

Atualmente, embora você já não encontre mais os hippies nesse ponto, a Feira Hippie de Ipanema reúne barracas com diversos artigos interessantes, como esculturas, bijuterias, cerâmicas, artes em vidro, pratas, pedras, instrumentos musicais, móveis rústicos, pinturas em tela, entre muitas outras coisas. Mas não é só isso! Barracas com delícias gastronômicas também são encontradas nessa feirinha que acontece todos os domingos das 8h às 19h na Praça General Osório, em Ipanema, próxima à estação de metrô General Osório.

Feira de Antiguidades da Gávea

Desde 1997, no bairro da Gávea, essa feira reúne colecionadores e curiosos interessados em antiguidades. A seleção de objetos vendidos nessa feira é feita pela Associação Brasileira de Antiquários (ABA), então, já sabe que vai achar coisa boa lá!

Pode esperar encontrar muita porcelana e prataria de expositores responsáveis por fornecer produtos para os brechós mais badalados da cidade. Essa feira acontece todos os domingos das 9h30 às 16h na Praça Santos Dumont, na Gávea.

Feira do Lavradio

Se você procura por um programa que una uma boa feirinha com um bom passeio histórico, a Feira do Lavradio é a boa! Localizada na Rua Lavradio, daí o nome, e com mais de 400 expositores comercializando os mais diversos itens: de roupas, sapatos, bijuterias a prataria, máquinas de escrever, câmeras retrô, objetos de decoração e muito mais, essa foi a primeira feira residencial do Rio de Janeiro. 

Tudo o que você puder imaginar pode encontrar nessa feira, além das lojinhas espalhadas pelos sobrados da região, famosa também pelos antiquários. E, não muito diferente das outras feiras citadas, a Feira do Lavradio tem muita música boa e artistas que se apresentam a cada 100 metros. Além disso, um palco com atrações começa às 16h30. Essa feira acontece todo 1º sábado do mês das 10h às 19h. 

Feira Tiradentes Cultural

Na Praça Tiradentes, você encontra essa feirinha gastronômica onde o público se esbalda nos produtos artesanais e, principalmente, nas comidinhas deliciosas. Além disso, nessa feira você encontra peças autorais da CRIA (feira de arte, cultura e design) e HQ´s do coletivo Rio em Quadrinhos. 

Além disso, essa feirinha também oferece oficinas ocasionais, shows e muitas outras atrações! Ela acontece na Praça Tiradentes, no Centro do Rio, todo 1º sábado do mês das 13h às 20h. 

Feira Noturna de Copacabana

Para você, chegado em uma feirinha, imagina um paraíso com 150 barracas repletas de artesanato, obras de arte e itens da moda? Na Feira Noturna de Copacabana você encontra! Distribuída pelo calçadão da Avenida Atlântica, em Copacabana, entre as ruas Miguel Lemos e Almirante Gonçalves, essa feira é uma ótima maneira de curtir a Cidade Maravilhosa sem gastar muito.

A feira acontece diariamente das 18h às 01h, um ótimo programa para os fins de semana ou para depois do expediente, na Avenida Atlântica, em Copacabana. Nela, além da própria feira, você curte ainda uma vista sensacional de um dos cartões postais do Rio, a Praia de Copacabana!

Babilônia Feira Hype

A gente não podia fechar essa lista sem falar da famosa Babilônia Feira Hype, além de fechar com chave de ouro! Sazonal e itinerante, a famosa Feira Hype acontece na Cidade Maravilhosa desde 1996 e vale à pena ficar de olho para quando ela aparecer. 

Reunião de 120 e 150 criadores de moda, design, arte, artesanato e decoração, essa feira ainda oferece uma parte destinada à gastronomia! Fique esperto e se programe para as próximas, você não vai se arrepender. 

Nossa lista vai ficando por aqui, a Nova Época espera ter te ajudado com essas dicas das melhores feirinhas do Rio! E não deixe de conferir nosso blog para mais dicas e informações sobre o mercado imobiliário.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":