Valorização de imóveis na planta: entenda o porquê e como funciona esse processo

20/07/2023min de leitura

Muita gente sabe, e a Nova Época Imóveis já falou aqui no blog várias vezes, que o setor imobiliário é uma das melhores opções de investimento no mercado, pois oferece segurança, além de ótimos produtos e consegue passar bem até mesmo em tempos de sérias crises econômicas. Por conta disso, compreender como funciona a valorização de imóveis de todos os tipos, especialmente daqueles ainda na planta, pode ser muito interessante para quem pensa em investir nesse setor.


Em geral, imóveis na planta, com ênfase nos apartamentos, costumam valorizar entre 15% e 40% durante o período de construção, pois vários fatores influenciam e agregam valor ao empreendimento. Isso se deve por conta da movimentação do mercado, pois um dos principais componentes da valorização na planta é o reajuste pelo INCC. Além disso, propriedades do tipo costumam chamar muita atenção tanto para quem pensa com olhos de investidor quanto para quem só deseja morar em um local completamente novo e exclusivo. Porém, é essencial conhecer os fatores que mais vão influenciar nesse sentido.


Sabemos que a compra de um imóvel exigirá muita pesquisa, planejamento e informação e, por conta disso, a valorização de imóveis na planta é uma promessa de excelente negócio. Logo, essa modalidade de compra vai consistir em um investimento promissor que acrescentará diversas vantagens lucrativas ao imóvel. Preços atraentes, facilidade de personalizar o espaço, a possibilidade de poder se planejar e a valorização do espaço são apenas alguns fatores que fazem da compra de um imóvel na planta um bom negócio. 


Ficou interessando em saber mais sobre a valorização de imóveis na planta e como funciona? A Nova Época Imóveis explica tudo o que você precisa saber sobre o assunto, apontando fatores e vantagens da valorização dos imóveis. Em caso de dúvidas ao final desse post ou para mais informações, não hesite em falar com um dos nossos profissionais, eles estão sempre disponíveis para ajudar com o que você precisar.


Afinal, o que é a valorização de imóveis?


Antes mesmo de pensar em investir em uma propriedade na planta, é importante conhecer melhor o conceito de valorização de imóveis. E por mais que a Nova Época já tenha falado algumas vezes aqui sobre o assunto, vamos relembrar para você, afinal, é importante. Como o próprio nome mesmo sugere, está relacionado aos processos de reajustes de preços em relação ao valor inicial pago pelo proprietário, que é natural de qualquer economia e pode ser influenciado por uma série de fatores.


Na prática, a valorização de imóveis envolve questões como localização, estado de conservação do espaço, segurança, além de relação de oferta e procura. Somado a isso, no caso de imóveis ainda na fase de obras, ou seja, na planta, existe outro contexto de compra antes que o empreendimento esteja pronto, o que vai proporcionar excelentes condições para o cliente e maior capacidade de valorização para o bem. 


Como funciona a valorização de imóveis na planta?


No caso da valorização de imóveis na planta, ela será um pouco diferente da que ocorre em unidades já prontas. Isso porque ela tenderá a ser muito maior, começando desde o momento da aquisição, pois as construtoras e as incorporadoras tendem a oferecer condições excelentes para os clientes que compram empreendimentos na planta, com preços mais em conta e formas de pagamento mais flexíveis. 


É importante ressaltarmos aqui que, para se garantir a manutenção do poder de compra e a viabilidade do projeto, as empresas responsáveis também vão precisar realizar pequenos reajustes nas prestações, usando o INCC ou Índice Nacional de Custo de Construção, uma taxa calculada todos os meses pela FGV que mede o custo dos insumos usados em construções habitacionais. 


A valorização de imóveis na planta também estará diretamente ligada ao aumento do valor de mercado de um empreendimento. Ou seja, a valorização de um imóvel comprado na planta é mais vantajosa e rentável a curto prazo quando comparada aos imóveis prontos, pois empreendimentos em construção têm valores mais baixos em relação a imóveis semelhantes já prontos. Conforme mencionamos mais acima, essa diferença de preço vai partir das construtoras e incorporadoras, e será uma forma de “bônus” para incentivar a compra de imóveis ainda em construção. 


Essa diferença de preço, quando isolada, traz uma grande vantagem para quem está pensando em investir no ramo imobiliário, pois você terá certeza de que está comprando um imóvel abaixo do valor normal do mercado. Nesse contexto, é feita uma comparação com o preço previamente estipulado, desde o início das obras até a sua conclusão. 


Além disso, como dissemos mais acima, as variações no mercado imobiliário também vão influenciar diretamente na valorização dos imóveis na planta. Conforme os índices, juros, taxas, inflação, oferta e demanda, vão oscilando, o processo de valorização e até mesmo o próprio mercado vão sendo diretamente impactados. 


Quais fatores vão influenciar na valorização de imóveis na planta?


A valorização de imóveis na planta também será determinada por um conjunto de fatores variados, sendo alguns deles:


Localização


Antes de mais nada, é importante observar a cidade onde você mora e fazer uma pesquisa simples sobre a diferença nos valores dos imóveis em vários bairros. É assim que você vai facilmente perceber que alguns bairros oferecem vantagens em relação a outros, como:

 

  • Melhor infraestrutura;
  • Proximidade de áreas centrais;
  • Facilidade no acesso a outros pontos da cidade.


Por conta disso, a localização será considerada um fator decisivo. Isso porque, em um mesmo bairro, você verá lugares mais requisitados e com preços mais altos do que outros, o que aumentará a busca por imóveis em determinado local e, consequentemente, o valor desses empreendimentos.


Número e tamanho dos cômodos


O número de cômodos e o tamanho deles no imóvel também será um fator que contará a favor da valorização de empreendimentos ainda na planta. Isso porque casas ou apartamentos mais amplos, espaçosos, tendem a ter preços mais altos do que aqueles mais compactos por um motivo óbvio de logística. Da mesma forma, o número de cômodos será um grande diferencial, principalmente em relação à quantidade de quartos e banheiros.


Andares mais altos


No caso de apartamentos, quanto mais alto o andar, maior é o valor do imóvel (em edifícios com elevador). Isso se deve ao fato desse ponto ter influência direta no bem-estar, na qualidade de vida e no conforto do morador. Ele está relacionado a:

 

  • Segurança;
  • Barulho;
  • Incidência solar;
  • Privacidade;
  • Ventilação;
  • Vista.


Acabamento


Em uma obra bem elaborada, todos os detalhes vão contar para a valorização de um imóvel. No entanto, alguns pontos podem agregar muito mais valor a ele, como:

 

  • Tipo de piso;
  • Revestimentos;
  • Iluminação dos cômodos;
  • Materiais de primeira linha;
  • Aplicação de papéis de parede;
  • Pintura de boa qualidade.


Posição solar


A posição solar do imóvel será outro elemento fundamental na hora da valorização de imóveis na planta. Isso porque a incidência do sol pela manhã, por exemplo, garantirá um maior conforto térmico e melhor iluminação natural, melhorando a qualidade de vida dos moradores. Consequentemente, o preço na hora da venda desse empreendimento subirá. 


Vagas de garagem 


A existência ou não de vagas de garagem também impactará diretamente no conforto e na segurança do morador do imóvel, especialmente quando se trata de apartamentos. Um comprador sempre vai considerar se precisa deixar o carro na rua e isso acabará contribuindo para a variação no preço, assim como vai pesar na hora da escolha do comprador. 


Como podemos perceber, a valorização de imóveis na planta é só um dos motivos que justificam o investimento nesse tipo de empreendimento. Mesmo que você não pretenda vender o espaço depois e sim morar, os preços são muito mais atraentes quando comparados aos imóveis prontos. 


A Nova Época Imóveis espera que você tenha conseguido compreender como ocorre a valorização dos imóveis na planta, mas caso tenham restado dúvidas nossos profissionais estão sempre à disposição para ajudar com o que precisar! Não deixe de conferir nosso site, temos imóveis novos e usados em todas as regiões do Rio! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":